Uma das fabricantes que mais foi afetada pela falta de semicondutores, a General Motors terá que fazer cortes de produção mais uma vez. Desta vez, a linha de montagem escolhida foi da Chevrolet S10, paralisando um dos dois turnos do complexo em São José do Campos (SP) e colocando até 1,1 mil funcionários em lay-off. A medida será discutida pelo sindicato local nesta terça-feira (26) e pode durar entre dois e cinco meses.

Como reporta o site Automotive Business, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos confirmou a situação e fará duas assembleias ao longo desta terça-feira, na entrada dos dois turnos (às 5h30 e 14h20), para discutir o lay-off. “Para o sindicato, qualquer medida tem de estar cercada de proteção ao emprego e aos direitos dos trabalhadores. Vamos levar essa discussão para a assembleia”, afirma Valmir Mariano, vice-presidente do sindicato.

General Motors - São José dos Campos

A GM afirma em nota que “a cadeia de suprimentos da indústria automotiva tem sido impactada globalmente pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida do que o esperado, afetando de forma temporária o cronograma de produção na fábrica de São José dos Campos. Estamos discutindo com o sindicato local alternativas para mitigar o impacto e proteger os empregos.”

Esta é a segunda vez que o complexo no interior paulista terá sua produção reduzida. A marca havia deixado apenas um turno no início do ano, reestabelecendo o segundo turno a partir de maio, com o lançamento da linha 2022 tanto da Chevrolet S10 quanto do Trailblazer. O motivo era o mesmo: a escassez de semicondutores em toda a indústria, o que fez com que a GM paralisasse a produção de mais modelos como Onix, Onix Plus e Tracker.

A redução acontece em um momento delicado para a GM, que prepara o lançamento da Chevrolet S10 Z71, versão inédita da picape média. A apresentação está prevista para este mês e deve ser posicionada como uma variante baseada na LTZ, abaixo da High Country, e apostando em um visual off-road mais simples do que a versão topo de linha. Na parte mecânica, espere pelo 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 6 marchas e com tração 4x4 com reduzida.

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