Depois de aproximadamente 6 anos de mercado, a atual geração do BMW X1 não deve demorar para se aposentar e abrir espaço na gama para uma nova encarnação. A próxima linhagem já está praticamente pronta e tem sido flagrada com cada vez mais frequência durante os testes finais de rodagem. No flagra mais recente, o protótipo já deixa à mostra detalhes do design como saída quádrupla de escape e pacote aerodinâmico.

Os elementos indicam uma possível versão de apelo esportivo com assinatura da divisão M, mas sem acerto técnico aprofundado como nos modelos preparados. As fotos também revelam que o X1 2022 ficará ligeiramente mais comprido e mais alto que o atual. Na dianteira, a grade terá novo estilo e ganhará destaque, embora não pareça tão grande quanto nos modelos X7 e Série 4, por exemplo.

Flagra: Novo BMW X1 2023
Flagra: Novo BMW X1 2023
Flagra: Novo BMW X1 2023

Chamam atenção ainda as maçanetas integradas à carroceria, consideradas mais funcionais do ponto de vista aerodinâmico e pensadas para substituir as atuais do tipo puxador. A traseira seguirá com lanternas horizontalizadas e divididas pela tampa do porta-malas, mas agora com design mais dinâmico e delgado.

Por dentro, as mudanças serão no campo tecnológico. O destaque ficará por conta da gigantesca tela horizontal que abrigará conjuntamente os elementos do quadro de instrumentos e as funções do sistema de entretenimento. Equipamentos de conforto, segurança e assistência à condução também serão atualizados.

Mecanicamente, tudo indica que serão mantidos os motores 1.5 de três cilindros e 2.0 de quatro cilindros, ambos turbo e, dependendo da versão, equipados com sistemas eletrificados (incluindo versões híbridas plug-in). Além disso, já está confirmado o lançamento de uma inédita variante puramente elétrica chamada iX1, com design ligeiramente distinto.

A chegada às lojas acontecerá no ano que vem, inicialmente na Europa. Demais regiões, como o Brasil, receberão a novidade na sequência. Atualmente, o X1 para o mercado nacional é fabricado em Araquari (SC). 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com