Quinta picape mais vendida do Brasil, a Nissan Frontier já pede por atualizações visuais. Mas a marca já deixou no forno a picape reestilizada, prova disso é que ela foi flagrada rodando pelas ruas de Curitiba (PR), na foto enviada pelo leitor Dante Benessere. Para quem não sabe, a Frontier 2023 ganhou uma renovação visual em novembro do ano passado, que será a mesma aplicada na picape vendida por aqui – que virá importada da Argentina em 2022.

Apesar de estar ainda bastante camuflada, dá para notar que na foto de flagra se trata da nova Frontier apresentada no final de 2020, apesar das mudanças nessa atualização terem ficado concentradas mais na parte frontal. Mas se reparar um pouco, é possível perceber alguns detalhes no flagra da traseira que apontam que se trata da caminhonete reestilizada, à exemplo do contorno mais demarcado na porção superior das lanternas – que manterão o mesmo formato, mas com novo arranjo interno em forma de “C”.

Nissan Frontier 2021 reestlizada
Nissan Frontier 2021 reestlizada
Nissan Frontier 2021 reestlizada

Outro detalhe é a tampa da caçamba com a parte inferior mais recuada do que o modelo atual, que pode trazer o nome “Frontier” em relevo, como sua versão asiática chamada de Navara. O para-choque traseiro também mudou: a peça foi alongada em relação ao modelo anterior, fora que também traz um novo degrau na parte central, posicionado logo abaixo da região da placa.

Nissan Frontier 2021 reestlizada

Apesar de não ter nenhuma imagem da parte frontal da picape vista rodando em testes no Brasil, sabemos que a Nissan mexeu bastante da caminhonete. O modelo asiático recebeu uma grade com moldura mais grossa nas laterais e na parte superior, onde ganhou o nome “FRONTIER” por extenso em relevo (ou Navara, nos mercados da Ásia). Os faróis também têm novidades, principalmente nas versões mais caras que usam quatro lâmpadas de LED com design quadricicular, enquanto o para-choque também foi redesenhado e traz as luzes de neblina numa área com estilo vertical.

Pulando para dentro, a nova Frontier 2023 deverá seguir também as novidades da versão asiática. A central multimídia ganhará tela de 8 polegadas atualizada, além de um display de 7” com melhor resolução no painel de instrumentos. O volante será redesenhado e os bancos receberão novos materiais internos. Por fim, vidros laminados estão previstos para o para-brisa e janelas dianteiras, tudo afim de proporcionar melhor isolamento acústico – algo sempre bem-vindo em uma picape a diesel.

Nissan Frontier 2021 reestlizada

Outras atualizações fora de vista também serão aplicadas na Frontier 2023 reestilizada, embora a Nissan não confirme oficialmente. De acordo com o site Argentina Autoblog, a Frontier vai adotar os reforços estruturais do chassi que foram desenvolvidos para a Mercedes-Benz Classe X (que tinha proposta mais luxuosa, embora tenha “micado” no mercado mundial), caminhonete que compartilhava plataforma e boa parte da carroceria com a picape nipônica. Isso irá melhorar a estabilidade, robustez e conforto.

Nissan Frontier 2021 reestlizada

Embora vá receber uma bela reestilização de meia-vida, a Frontier 2023 não vai ter mudanças de baixo do capô. Isso significa que manterá seu conhecido motor 2.3 turbodiesel, tanto nas versões de 160 cv e 41 kgfm (com um único turbo), e 190 cv e 45,9 kgfm (com dois turbos). As opções de transmissão serão a manual de 6 marchas ou automática de 7 velocidades, com opção de tração 4x2 ou 4x4 com reduzida, dependendo da versão.

Nova Frontier só chega em 2022

Esperada para ser lançada ainda neste ano, a nova Nissan Frontier 2023 desembarcará no Brasil somente em 2022, seguindo seu ciclo natural dese o lançamento no país. A picape estreou antes no mercado global, mas só chegou ao Brasil em 2017. Como este é o quarto ano da caminhonete em nosso mercado, sua renovação só ficaria para o ano que vem.

Mesmo deixando a atualização somente para 2022, a Frontier cresceu entre as picapes médias no Brasil. No acumulado até setembro deste ano, a Frontier emplacou 8.021 unidades, ficando em 5º lugar e abaixo da Mitsubishi L200 (9.184), Ford Ranger (15.159), Chevrolet S10 (25.956) e da líder Toyota Hilux (32.572) - em 2020, o modelo havia fechado o ano na 6ª posição. A picape da Nissan fica à frente somente da VW Amarok, que vendeu 5.563 unidades.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com