Imagine a seguinte situação hipotética e um tanto inusitada: você está dirigindo no trânsito caótico de uma grande cidade e, em vez das tradicionais buzinadas, ouve o som de flauta. Sem sentido, não? Mas é isso o que pode acontecer na Índia, país no qual o Ministro dos Transportes quer que as buzinas de carros e motos sejam trocadas pelo som de... flautas.

A medida bastante controversa e incomum tem como justificativa a poluição sonora no país do sul da Ásia, que pelo jeito incomoda bastante o ministro Nitin Gadkari, Ministro dos Transportes da Índia. A ideia é basicamente substituir todas as buzinas e sirenes dos veículos que rodam por todo o país pelo som de flautas ou de sitar, uma espécie de violão com bastante cordas bastante popular e que é símbolo da cultura indiana.

Trânsito Índia_foto by DNA India

De acordo com o The Hindu, principal jornal diário da Índia, o ministro teve a ideia inusitada depois de começar mal o dia: ele teve sua manhã perturbada pelo som caótico do trânsito na cidade quando estava praticando ioga. “Um artista compôs uma versão da música Akashwani, que estava para ser tocada logo pela manhã. Estou pensando em usar essa melodia nas ambulâncias para que as pessoas se sintam bem”, disse Gadkari.

“Estou estudando o assunto e brevemente penso fazer uma lei para que todas as buzinas de veículos sejam de sons de instrumentos indianos, tudo para que se tornem mais agradáveis de ouvir. Flauta, tabla, violino…”, acrescentou.

E se você acha essa ideia sem sentido ou totalmente descabida, saiba que o ministro é famoso na Índia justamente por promover esse tipo de reforma – com algumas delas até sendo colocadas em vigor. Para se ter ideia, em 2017 proibiu-se na Índia o uso de luzes vermelhas de emergência no teto de todos os veículos oficiais de ministros, políticos, entre outros "engravatados" da sociedade indiana. Isso acabou dando fim a um privilégio que era símbolo de status no país.

Com essa possibilidade de carros terem suas buzinas trocadas por som de flautas ou pelo típico instrumento musical indiano (algo que parece bastante inprovável), resta imaginar como cada motorista usaria o som de flauta para se comunicar e emitir avisos a outro condutor no trânsito. Em vez das tradicionais buzinadas, haverá o som de flauta - e aí vai ficar difícil de diferenciar o que é um sinal de alerta no trânsito ou uma apresentação musical pelas ruas da Índia. 

Imagens: DNA India

Envie seu flagra! flagra@motor1.com