Apesar do lançamento relativamente recente, a picape Hyundai Santa Cruz 2022 já é um dos veículos de mais rápida comercialização nos Estados Unidos. De acordo com dados do iSeeCars.com, a camionete surpreendeu no mês de agosto e levou em média apenas 8 dias para chegar na loja e ser vendida. Para efeito de comparação, a média geral do mercado no mesmo mês foi de 26 dias.

Com o resultado, a Santa Cruz ocupou a primeira colocação no ranking e desbancou o até então líder Chevrolet Corvette (primeira posição em julho e com média de 8,3 dias em agosto). O esportivo, aliás, foi o único veículo de origem norte-americana a entrar no top 10 do levantamento. A lista inclui ainda nomes como Mercedes GLS, Subaru Crosstrek, Toyota RAV4 e  Toyota Sienna.

Galeria: Hyundai Santa Cruz 2022 - Avaliação

No mercado norte-americano, a Santa Cruz briga diretamente com a Ford Maverick, também estreante no segmento. Ambas são posicionadas como alternativa às picapes tradicionais e miram em clientes que hoje consomem SUVs, hatchbacks e até sedãs. Nos dois casos, o esquema de construção é o mesmo: carroceria com estrutura monobloco e opção de tração dianteira ou nas quatro rodas.

O portfólio local é composto pelas versões SE, SEL, SEL Activity, SEL Premium e Limited. Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização: 2.5 aspirado (injeção direta de gasolina) com 190 cv e 24,9 kgfm de torque, e 2.5 turbo com 275 cv e 42,9 kgfm de torque. O câmbio pode ser automático ou automatizado de dupla embreagem, sempre de 8 marchas. A tração integral é opcional, com seletor de modos HTRAC que varia a distribuição entre os eixos dependendo do modo selecionado.

Os preços começam em US$ 23.990 (R$ 125.300, numa conversão direta) e alcançam US$ 39.790 (R$ 207.800) na versão de topo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com