Aproximadamente 3.000 veículos das marcas BMW e Mini estão abandonados em terreno baldio nos arredores de Vancouver, no Canadá. Expostos às diversas intempéries da região (incluindo maresia, nevascas e tempestades), muitos já estão bastante avariados e apresentam estado geral de severa deterioração. Entre os modelos, destaque para unidades de Série 3, Série 4, Série 8, i8, X1, Cooper e Countryman.

Os veículos foram produzidos na Europa em 2014 e chegaram ao porto canadense de Halifax em fevereiro de 2015, de onde seriam distribuídos para concessionárias de todo o país. Uma terrível tempestade de neve, porém, acabou inviabilizando a operação. O fenômeno varreu o Canadá na ocasião e causou danos consideráveis ao veículos, comprometendo o estado de diversos componentes - incluindo chicotes da fiação elétrica, motores de arranque e barras de direção.

 

Os danos, em grade parte, poderiam ter sido reparados à época e os veículos menos avariados seriam total ou parcialmente recuperados. A própria BMW, no entanto, descartou qualquer possibilidade de conserto e ordenou a substituição das unidades danificadas por um novo lote de veículos zero quilômetro. Desde então, nada foi feito em relação aos abandonados.

Ao que tudo indica, os mais de 3.000 veículos seguirão ao relento até o dia em que serão totalmente destruídos ou, na melhor das hipóteses, leiloados ou vendidos para que possam ser recuperados e comercializados por outra empresa que não a BMW - mesmo que alguns deles já estejam bastante enferrujados.

Além do BMW M4 da foto de abertura e dos outros nome já citados, a lista inclui modelos considerados raros, como o Alpina B6. As informações são do Departamento Canadense de Transporte. Detalhes extras são mostrados no vídeo publicado pelo supercars.fails no Instagram.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com