A lenta morte dos motores a combustão continua conforme cada vez mais fabricantes anunciam a transição para modelos totalmente elétricos. Desta vez, quem anuncia esta mudança é a Hyundai, que apresentou um plano ambicioso para tornar-se carbono neutra, apostando em elétricos e também nos veículos a hidrogênio. E a consequência é que terá somente veículos elétricos na Europa a partir de 2035.
De acordo com a Hyundai, a Europa será a primeira região onde deixará de oferecer carros com motores a gasolina e diesel, encerrando as vendas a partir de 2035. Não é por acaso, já que a Comissão Europeia criou uma proposta para proibir as fabricantes de venderem veículos que não sejam totalmente elétricos a partir da metade da próxima década - até mesmo os híbridos serão banidos.
O anúncio foi feito hoje no início do Salão de Munique (Alemanha) e ainda menciosa que, em 2040, a Hyundai se tornará uma marca puramente elétrica na maioria dos principais mercados automotivos. Até lá, a empresa estima que 80% de suas vendas anuais serão de carros totalmente elétricos ou com um sistema de célula de combustível com hidrogênio. Será um grande salto, pois a fabricante espera que a participação chegue a 30% no final desta década. E, como a empresa toda será carbono neutra, toda a operação global utilizará energia sustentável a partort de 2045.
Uma das poucas fabricantes que ainda investe no hidrogênio, a Hyundai confirmou recentemente que lançará uma nova versão do Nexo, SUV equipado com um sistema de célula de combustível, com previsão de chegar às lojas em 2023. A mesma tecnologia ainda será usada em uma minivan no mesmo ano e, na segunda metade desta década, a marca ainda terá um SUV de grande porte.
Enquanto isso, a Hyundai mostra o belo conceito Prophecy no Salão de Munique, adiantando o sedã Ioniq 6 prometido para 2022. O Ioniq 5 também é apresentado lá como um crossover elétrico com sistema de condução autônoma de nível 4, capaz de funcionar como um taxi totalmente guiado por uma inteligência artificial, e que será lançado em 2023 como um serviço de táxi autônomo.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai: sem carros em promoção de Black Friday, marca foca no pós-venda
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
Hyundai traz Tucson de volta por R$ 189.990 com uma diferença
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil