Responsável por 59,08% dos 158.514 automóveis e comerciais leves emplacados em agosto, o varejo teve a liderança da Fiat – dona de 17,16% de market share – pelo 6º mês consecutivo. Mas foi menos tranquilo do que nos anos anteriores, já que a Toyota (15,66%) se manteve próxima. VW (13,89%), Hyundai (12,33%) e Honda (8,19%) completaram as cinco primeiras posições.
Com pouco mais de 77% de seu total, o Hyundai HB20 (5.234) chegou ao 4º mês seguido no topo entre os automóveis e no geral. A vantagem sobre o Fiat Argo (4.963), no entanto, foi inferior a 300 unidades. Em seu 5º mês completo no mercado, o Toyota Corolla Cross (4.469) completou o pódio novamente como líder entre os SUVs. Quarto, o Fiat Mobi (4.208) reassumiu a ponta entre os veículos de entrada.
O VW T-Cross (4.097), nono em julho, subiu quatro posições e superou o Hyundai Creta (4.035) por apenas 62 unidades. Pouco atrás do Honda HR-V (3.670) – que concentrou quase 95% de suas unidades na modalidade -, o Toyota Corolla (3.446) foi o único sedã entre os dez primeiros. Renault Kwid (3.251) e VW Nivus (3.130) completaram o pelotão de cima.
Com 1.473 unidades, o Honda Civic voltou a aparecer entre os 15 primeiros, à frente de um Jeep Compass que teve quase 80% de seus registros nas vendas diretas. Apenas três modelos da Caoa Chery – Tiggo 3X (635), Tiggo 2 (395) e Arrizo 6 (387) – e o Mercedes GLB (294) tiveram todas as suas unidades comercializadas no varejo, exatamente a mesma situação do mês anterior.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | AGO. 21 |
1º | HYUNDAI HB20 | 5.234 | 77,03% | 6.795 |
2º | FIAT ARGO | 4.963 | 64,36% | 7.711 |
3º | TOYOTA COROLLA CROSS | 4.469 | 93,32% | 4.789 |
4º | FIAT MOBI | 4.208 | 55,82% | 7.538 |
5º | VW T-CROSS | 4.097 | 61,17% | 6.698 |
6º | HYUNDAI CRETA | 4.035 | 83,68% | 4.822 |
7º | HONDA HR-V | 3.670 | 94,64% | 3.878 |
8º | TOYOTA COROLLA | 3.446 | 79,15% | 4.354 |
9º | RENAULT KWID | 3.251 | 86,37% | 3.764 |
10º | VW NIVUS | 3.130 | 86,32% | 3.626 |
11º | NISSAN KICKS | 2.631 | 89,04% | 2.955 |
12º | JEEP RENEGADE | 2.482 | 36,99% | 6.710 |
13º | HYUNDAI HB20S | 1.701 | 77,42% | 2.197 |
14º | HONDA CIVIC | 1.473 | 93,35% | 1.578 |
15º | JEEP COMPASS | 1.444 | 21,18% | 6.819 |
16º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.441 | 87,07% | 1.655 |
17º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 1.235 | 82,61% | 1.495 |
18º | CHEVROLET TRACKER | 1.210 | 93,58% | 1.293 |
19º | VW GOL | 1.198 | 29,35% | 4.082 |
20º | TOYOTA SW4 | 1.168 | 96,37% | 1.212 |
21º | HONDA WR-V | 1.071 | 94,69% | 1.131 |
22º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 1.070 | 77,37% | 1.383 |
23º | VW TAOS | 929 | 86,82% | 1.070 |
24º | VW POLO | 843 | 89,97% | 937 |
25º | FIAT CRONOS | 840 | 45,28% | 1.855 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 836 | 86,10% | 971 |
27º | HONDA CITY | 829 | 97,76% | 848 |
28º | VW VIRTUS | 813 | 55,76% | 1.458 |
29º | VW FOX | 728 | 78,62% | 926 |
30º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 635 | 100,00% | 635 |
31º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 594 | 63,67% | 933 |
32º | HONDA FIT | 556 | 97,72% | 569 |
33º | RENAULT DUSTER | 528 | 55,87% | 945 |
34º | RENAULT CAPTUR | 513 | 89,06% | 576 |
35º | FIAT SIENA | 511 | 36,74% | 1.391 |
36º | CITROËN C4 CACTUS | 399 | 23,61% | 1.690 |
37º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 395 | 100,00% | 395 |
38º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 389 | 94,42% | 412 |
39º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 387 | 100,00% | 387 |
40º | CHEVROLET ONIX | 385 | 93,90% | 410 |
41º | BMW 320i | 383 | 74,37% | 515 |
42º | RENAULT SANDERO | 347 | 38,43% | 903 |
43º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 308 | 95,65% | 322 |
44º | MERCEDES-BENZ GLB | 294 | 100,00% | 294 |
45º | HYUNDAI IX35 | 267 | 91,13% | 293 |
46º | MITSUBISHI OUTLANDER | 263 | 94,27% | 279 |
47º | CHEVROLET SPIN | 252 | 57,93% | 435 |
48º | BMW X1 | 250 | 77,40% | 323 |
49º | CHEVROLET ONIX PLUS | 247 | 92,51% | 267 |
50º | NISSAN VERSA | 245 | 99,19% | 247 |
Na disputa entre os comerciais, a Toyota Hilux (3.225) interrompeu uma liderança da Fiat Toro que já durava nove meses. Repetindo a situação de julho, a Ford Ranger (2.083) ficou à frente da Fiat Strada (1.943) e da Chevrolet S10 (1.107). Tradicionalmente mais forte no varejo, a VW Amarok (538) foi superada por Mitsubishi L200 (723), 6ª, e por Nissan Frontier (600), 8ª.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | AGO. 21 |
1º | TOYOTA HILUX | 3.225 | 73,92% | 4.363 |
2º | FIAT TORO | 2.891 | 43,25% | 6.685 |
3º | FORD RANGER | 2.083 | 95,55% | 2.180 |
4º | FIAT STRADA | 1.943 | 21,33% | 9.111 |
5º | CHEVROLET S10 | 1.107 | 23,07% | 4.798 |
6º | MITSUBISHI L200 | 723 | 69,19% | 1.045 |
7º | FIAT FIORINO | 609 | 34,02% | 1.790 |
8º | NISSAN FRONTIER | 600 | 51,68% | 1.161 |
9º | VW AMAROK | 538 | 59,19% | 909 |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 448 | 45,44% | 986 |
11º | KIA K2500 | 292 | 99,66% | 293 |
12º | HYUNDAI HR | 267 | 81,65% | 327 |
13º | VW / MAN EXPRESS | 215 | 50,71% | 424 |
14º | VW SAVEIRO | 207 | 13,26% | 1.561 |
15º | IVECO DAILY 35-150 | 191 | 91,83% | 208 |
16º | CITROËN JUMPY | 175 | 46,79% | 374 |
17º | PEUGEOT EXPERT | 175 | 39,33% | 445 |
18º | RENAULT MASTER | 142 | 18,00% | 789 |
19º | FIAT DUCATO | 89 | 39,04% | 228 |
20º | IVECO DAILY 30-130 | 85 | 76,58% | 111 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 74 | 100,00% | 74 |
22º | EFFA V21 | 73 | 100,00% | 73 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 62 | 100,00% | 62 |
24º | EFFA V22 | 33 | 100,00% | 33 |
25º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 24 | 100,00% | 24 |
26º | CHEVROLET MONTANA | 21 | 63,64% | 33 |
27º | CITROËN JUMPER | 13 | 72,22% | 18 |
28º | EFFA V25 | 13 | 100,00% | 13 |
29º | PEUGEOT BOXER | 12 | 50,00% | 24 |
30º | PEUGEOT PARTNER | 12 | 22,22% | 54 |
31º | RAM 2500 | 10 | 2,72% | 368 |
32º | FOTON AUMARK 1039 | 6 | 100,00% | 6 |
33º | FIAT DOBLÒ | 5 | 7,58% | 66 |
34º | JAC V260 | 3 | 100,00% | 3 |
35º | MAHINDRA | 2 | 100,00% | 2 |
36º | VW KOMBI | 2 | 100,00% | 2 |
37º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 100,00% | 1 |
38º | FORD F250 | 1 | 100,00% | 1 |
39º | FORD F75 | 1 | 100,00% | 1 |
40º | IVECO DAILY 30S13 | 1 | 100,00% | 1 |
41º | RAM 1500 | 1 | 2,13% | 47 |
42º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 100,00% | 1 |
43º | WILLYS OVERLAND | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave