A Toyota vai ampliar a produção de sua fábrica em Sorocaba (SP) a partir de janeiro do ano que vem. Em tempos de crise de semicondutores que atinge ferozmente a indústria automobilística, eis finalmente uma boa notícia. Para elevar sua capacidade de produção, a marca japonesa vai abrir o terceiro turno de sua fábrica, principalmente para atender a demanda da América Latina.

De acordo com a fabricante, a ampliação da produção no complexo fabril do interior paulista visa atender o volume destinado para exportação a 22 países da América Latina. Entre os modelos que terão sua produção aumentada está o Yaris, o Etios (fora de linha no Brasil, mas ainda é vendido em outros mercados) e principalmente o Corolla Cross, SUV médio que está vendendo bem também além das fronteiras brasileiras.

Galeria: Toyota inicia 3º turno em fábrica de Sorocaba

A medida até causa alguma surpresa, pois recentemente esta mesma fábrica da Toyota em Sorocaba estava totalmente paralisada por conta da crise mundial dos semicondutores, que afetavam diretamente a produção de veículos na unidade. Para se ter ideia, a montadora não teve outra opção a não ser conceder férias coletivas entre os dias 18 e 27 de agosto.

Mas agora isso é passado (ao menos até segunda ordem) e a unidade fabril vai produzir 24 horas por dia. Como resultado, a produção total vai crescer 25% e a capacidade produtiva vai passar do volume atual de 122 mil veículos para nada menos que 152 mil unidades (28 mil carros a mais) por ano. A Toyota afirma que a medida “também contribuirá para atender a maior oferta de produtos da empresa no Brasil e na América Latina”.

“Trabalhamos duro para criar esse momento importante da história da Toyota no Brasil. Ele está sendo possível graças à excelente integração que fizemos com todos os públicos envolvidos nessa iniciativa – colaboradores, sindicato, fornecedores, concessionários e governo. Além disso, tenho certeza de que esses 850 empregos diretos e indiretos que serão gerados impactarão positivamente a sociedade brasileira nesse período tão delicado que todos vivemos”, disse Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Boa notícia também é que a abertura do 3º turno resultará também em mais empregos. No total, serão abertas 450 novas vagas para a unidade de Sorocaba e aproximadamente 50 outros postos de trabalho distribuídos nas outras unidades da Toyota Brasil afora. Segundo a montadora, o processo de contratação para preencher essas vagas para o 3º turno acontecerá ainda em setembro. O turno extra em Sorocaba também impactará de forma positiva os fornecedores marca, que tem a previsão de contratar 350 pessoas para atender o aumento no volume de produção.

Com esse aumento na produção para 152 mil veículos por ano, a fábrica de Sorocaba se consolidará como a maior produtora de veículos eletrificados da América Latina.

 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com