Quando a nova geração do Nissan Versa chegou ao Brasil, a marca decidiu usar a velha estratégia de manter o modelo antigo na linha de montagem em Resende (RJ), servindo de opção de entrada. Foi rebatizado como V-Drive e chegou às lojas em agosto com o novo batismo. Bem, o sedã não durou muito, pois sua produção nacional já foi encerrada, fazendo com que o Kicks seja o único veículo da empresa a ser feito no país.

“A Nissan decidiu encerrar a fabricação do Versa V-Drive em seu Complexo Industrial de Resende. A decisão faz parte do ciclo natural de vida do produto, que teve muito sucesso no mercado brasileiro. Com isso, a unidade do Sul Fluminense poderá aumentar a sua capacidade de produção do Novo Nissan Kicks, produto mais vendido pela marca no Brasil.

A Nissan assegura que mantém inalterado todos os serviços de manutenção e reposição de peças para os proprietários das diferentes versões do Versa V-Drive, que teve uma trajetória de muitas conquistas no país.”

Galeria: Nissan Versa V-Drive

O V-Drive era o último modelo da primeira geração de carros produzidos pela Nissan no Brasil, sobrevivendo após o fim do March em novembro de 2019. A fabricação em Resende iniciou em 2015 junto com o hatchback, quando também estreou o motor 1.0 de três cilindros e com 77 cv. Seu destino foi um pouco diferente, já que a nova geração do Versa chegou importada do México em 2020 e as duas conviveram nas concessionárias, enquanto o March desapareceu e terá um sucessor espiritual na forma do crossover Magnite, previsto para 2022.

Mesmo que tenha parado de ser produzido, ainda há unidades remanescentes do V-Drive. Era oferecido em quatro versões, começando pelo 1.0 manual por R$ 64.490, enquanto as demais adotam o motor 1.6 de 111 cv, partindo de R$ 68.490 com transmissão manual e alcançando os R$ 82.790 na variante Premium com câmbio automático do tipo CVT.

Com o fim do V-Drive, o carro mais barato da Nissan passa a ser justamente a nova geração do Versa, importada do México e que parte de R$ 85.990, sempre com motor 1.6 de 114 cv e que pode trabalhar tanto com uma transmissão manual de 5 marchas quanto com o CVT. Logo acima estará o Kicks renovado, com preços a partir de R$ 98.190 e com a mesma mecânica que o sedã compacto.

Falando no Kicks, o SUV compacto irá ocupar o espaço que era do V-Drive na fábrica em Resende, aumentando a capacidade de produção. Não é difícil entender a razão desta decisão da Nissan. Com a escassez de componentes como semicondutores, é melhor investir em um carro que venda mais e que gere mais lucro. O Kicks é o veículo mais vendido da empresa, acumulando 25.152 unidades emplacadas entre janeiro e agosto, seguido pela picape Frontier (6.837) e o Versa atual (6.302). Já o V-Drive contabiliza apenas 4.837 unidades no ano.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com