Revelado há pouco mais de dois meses, o novo Kia Sportage 2022 estreou um design totalmente ousado que rompeu bastante como o modelo antigo. Agora a montadora revela a versão do Sportage 2022 para o mercado europeu, que traz carroceria “encurtada” em relação ao modelo sul-coreano. A sua estreia rola poucos dias antes do Salão de Munique, que abre suas portas na próxima semana.

As primeiras imagens reveladas pela marca sul-coreana mostram o Sportage GT-Line, que é provavelmente uma versão “esportivada” do SUV e que traz um desenho diferenciado na parte frontal. Em relação ao modelo global, a grade dianteira traz um novo acabamento no estilo colmeia, enquanto a porção inferior traz desenho exclusivo com a entrada de ar mais “espichada” para as laterais.

Galeria: Kia Sportage 2022 (Europa)

Ainda na dianteira, a posição do radar do controle de velocidade adaptativo também mudou de lugar. As rodas podem ser de 17, 18 ou 19 polegadas. Na parte de trás o SUV também ganho um leve redesenho na parte inferior do para-choque, que conta com refletores horizontais e com estilo mais tradicional que a versão global.

E como mencionamos na abertura desta nota (logicamente também perceptível pelas fotos), o Sportage europeu é um tanto menor que o modelo global. Repare nas portas traseiras mais curtas e na coluna traseira – que também foi encurtada e perdeu o vidro traseiro. Assim quando colocamos as medidas à prova, o Sportage europeu mede 4,515 metros de comprimento contra 4,660 m do modelo global (145 milímetros a menos), enquanto a distância entre-eixos fica em 2,680 m contra 2,755 m (75 mm a menos).

Quando pulamos para a parte interna, o Sportage europeu é basicamente igual ao modelo global. Ou seja, a configuração com duas telas destacadas e as saídas de ar afiladas atravessando o painel continuam presentes, com o console central mantendo também o seletor de câmbio giratório. Nessa versão GT-Line em específico, há exclusividades como o volante com base reta, bancosm de couro com costuras brancas e acabamento que imita fibra de carbono no painel.

O novo Sportage europeu será vendido com opções de motores híbrido ou híbrido plug-in. No caso do primeiro (PHEV), combina-se um motor turbo 1.6 T-GDI a outro elétrico de 66,9 kW que, juntos, rendem bons 265 cv. Tem também um híbrido básico (HEV) que não precisa ser recarregado na toma. Ele traz o mesmo 1.6 T-GDI, mas combinado a um propulsor elétrico de 44,2 Kw, que neste caso entregam 230 cv. O Sportage também terá uma versão com sistema híbrido-leve para redução de emissões, com potência de até 180 cv.

Kia Sportage 2022 (Europa)
2022 Kia Sportage

Como padrão no mercado europeu, está no catálogo também versões com motor diesel de 1,6 litro, com potência entre 115 cv e 136 cv. Aliás, a configuração mais potente também vem equipada com um sistema híbrido-leve – tudo para otimizar o consumo de combustível e reduzir ao máximo as emissões de poluentes.

A transmissão automática de dupla embreagem de 7 marchas é padrão nos modelos com motor 1.6 TGDI (independentemente da variante), com a transmissão manual de 6 velocidades sendo opção. Com motor 1.6 diesel, o Sportage pode vir combinado a um câmbio manual de 6 velocidades (aqui chamado de “inteligente” pela marca” ou a caixa de dupla embreagem e 7 posições.

Seja qual a versão escolhida, o utiitário sempre vem com sistema start-stop. Equipamentos de assistência a condução e de segurança, como o controlador de velocidade adaptativo com sistema de frenagem automática, também estão inclusos. Este sistema tem até um modo para evitar colisões na dianteira, como aquelas quando um carro vira à esquerda em cruzamentos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com