O Kia Sportage 2022 foi apresentado mundialmente em junho e, ainda assim, acaba de ganhar uma série de teasers. Trata-se da versão europeia do SUV médio, sendo a primeira vez que o Velho Continente terá uma variante específica para a região desde o lançamento do carro na região, em 1993. Conhecida internamente como NQ5, a quinta geração será bem parecida com o que é vendido em outros países, com algumas diferenças de design e tamanho. 

Os esboços divulgados são bem exagerados, mas já mostram que o modelo europeu deve ser encurtado em relação ao Sportage global. Isso é destacado pela coluna C, que tem uma linha mais esportiva e sem os vidros que existem na versão oferecida em outros mercados. Os vidros das portas traseiras trarão uma parte fixa incorporada, da mesma forma que a geração anterior, ao invés de peças separadas.

A Kia está mostrando a versão GT Line, com pintura em dois tons e rodas enormes. Embora não seja fácil de notar, o modelo real deve ter portas menores por conta do entre-eixos encurtado. Como referência, o Sportage 2022 tem 4,66 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, então espere que a versão europeia seja um pouco abaixo disso, mantendo as medidas de largura e altura.

Reduzir o tamanho do SUV médio deve levar a uma pequena perda de peso, embora não deva ser o suficiente para trazer alguma melhoria no rendimento energético ou no desempenho. Falando nisso, o sistema híbrido plug-in já foi confirmado. De resto, espere pelos mesmos motores e equipamentos usados pelo Hyundai Tucson.

A versão eletrificada adotará um 1.6 turbo combinado a um motor elétrico de 66,9 kW e um conjunto de baterias de 13,8 kWh, usando um sistema plug-in. Será apresentado oficialmente em setembro, durante o Salão de Munique (o ex-Salão de Frankfurt), seguido por uma estreia online no dia 1º de setembro. As vendas na Europa começarão no final do ano.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com