Quando pensamos nas evoluções da indústria automotiva, o volante é um dos componentes que mais manteve seu formato original. Porém o departamento de design da General Motors revelou um conceito de volante nada convencional, que não tem o formato redondo, mas sim a aparência de um aparelho de videogame portátil.

Não, o que o você vê nas imagens que ilustram essa nota não é um Nintendo Switch ou o já aposentado PS Vita da Playstation, mas sim um protótipo de volante da GM que lembra muito os aparelhos de jogo portátil. E se você achava o desenho do volante do novo Tesla Model S reestilizado fora do usual (o volante tem praticamente o mesmo formato de um manche de avião), este volante da GM consegue ser mais peculiar.

 

Essas fotos foram divulgadas por meio da conta oficial do Instagram dos estúdios da General Motors Design. Ou seja, isso quer dizer que o volante não vai aparecer daqui a 2 anos instalado em uma Silverado, por exemplo, pois as fotos compartilhadas na mídia social da GM são basicamente parte de um estudo de design, só isso. O mais peculiar é que o volante geralmente é um componente mais minimalista, ao contrário deste protótipo, que traz uma tela na porção central e revestimento de couro nos dois lados. Haja informação nesse display digital e você aí reclamando da quantidade de botões do seu volante. 

Volante conceito GM (1)
Volante conceitual da GM

A publicação no Instagram não fornece informações técnicas detalhadas, mas o volante traz uma tela sensível ao toque. No lado esquerdo da tela está um seletor touch que indica os freios (Brake) e aparentemente também o câmbio, com as posições D (que deve ser Drive) na porção superior e R (de marcha a ré) na parte inferior. Do lado direito da peça há um pequeno seletor para aparentemente posicionar o polegar e selecionar itens na tela sensível ao toque ou quem sabe podendo mesmo até ser um acelerador. Se o freio está à esquerda, faz total sentido que ali do outro lado esteja o comando do acelerador. Quanto recurso para um “volante”, não?

É curioso também que a peça tem dois modos de visualização da tela. No modo que seria o “autônomo”, ele exibe um display futurista com luzes vermelhas e gráficos em azul, enquanto que no modo “humano” ele mostra as imagens de uma rodovia no Texas - sabe-se lá por quê. Nesse modo ainda é exibida a velocidade de 108 milhas por hora, que dá 173 km/h, sugerindo que no futuro o ritmo nas estradas talvez seja mais acelerado.

Mas as chances desse volante conceitual chegar as ruas são próximas de zero, pois as autoridades de segurança veicular ao redor do mundo sentiriam falta de um importante dispositivo obrigatório nos dias de hoje: o airbag! Até onde podemos notar, não há nenhum espaço escondido no “volante” que indique sua presença, ainda mais porque a seção central onde normalmente ficaria a bolsa de ar está ocupada por uma... tela. E você, curtiu esse volante que mais se parece um Nintendo Switch?

Veja também:

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com