Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o Ford Edge ST trouxe para o Brasil uma fórmula de veículo familiar com proposta esportiva. Mas passados três anos depois, o SUV com mais de 300 cv de potência saiu de linha, já que ele não é mais exibido no configurador do site da marca do oval azul por aqui. 

Primeiro modelo da Ford com a assinatura "Sport Technologies" em terras tupiniquins, o Edge ST trazia debaixo do capô um motor 2.7 V6 biturbo EcoBoost, que entregava 335 cv a 5.000 rpm e 54,5 kgfm a 3.000 rpm. Esse conjunto vinha sempre combinado a um câmbio automático de oito marchas com tração integral. Em nosso teste em 2019 ele cumpriu a prova de 0 a 100 km/h em apenas 6,6 segundos, enquanto a velocidade máxima declarada pela fábrica é de 210 km/h.

O SUV norte-americano chamava a atenção pelo visual, principalmente por conta das rodas de 21 polegadas, grade dianteira com acabamento colmeia, para-choque dianteiro com spoiler, saias laterais, para-choque traseiro com peça que simula um difusor e saídas duplas de escape. Por dentro o clima mais esportivo era marcado pelos bancos de couro com partes em camurça.

Mas apesar da proposta de SUV esportivo, o Edge ST era melhor de se encarar mesmo como um utilitário de bom desempenho. Além do motor V6 2.7 biturbo, ele contava também com uma suspensão com acerto mais firme e seletor de modo de condução Sport. Era bem equipado com itens como piloto automático adaptativo, assistente de faixa, alerta de colisão com frenagem automática, câmera 180º dianteira para estacionamento, alerta de tráfego cruzado e som Harman com 12 alto-falantes.

Não dá para deixar de dizer que seu maior pecado quando chegou ao mercado brasileiro foi seu preço de R$ 299.000, na época apenas R$ 900 mais caro que o Mustang GT comercializado em 2018. E fora a briga dentro de casa (apesar das propostas obviamente diferentes), jogava contra o Edge ST seu preço no mesmo patamar de SUVs alemães e até do sueco XC60 T8 R-Design – que se destacava no segmento com seu motor híbrido de 407 cv.

O Motor1.com entrou em contato com a Ford, que confirmou oficialmente que não venderá mais o Edge ST no Brasil.

“O Edge não estará mais disponível para venda. Isso é resultado do nosso foco na competitividade do nosso portfólio de produtos. O desafio global de disponibilidade de semicondutores antecipou essa decisão”.

Com a saída do Edge ST do catálogo da Ford, a montadora passa a vender somente 4 carros no Brasil: a picape Ranger (parte de R$ 183.850), os SUVs Territory (R$ 214.990) e Bronco Sport (R$ 264.690) e o Mustang Mach 1 (R$ 523.950).

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