Depois de aproximadamente dois anos de mercado, a atual geração do Hyundai HB20 se prepara para passar por importantes reformulações na oferta de motores no Brasil. De acordo com a própria marca, o conhecido propulsor 1.6 flex aspirado, responsável por equipar o modelo desde seu lançamento, será descontinuado em todas as versões. Dessa forma, apenas os motores 1.0 flex de três cilindros e o 1.0 turbo flex serão mantidos em oferta.

Atualmente, o 1.6 entrega potência de 123 cv com gasolina e 130 cv com etanol, ambos com pico a 6.000 rpm. O torque é de 16 kgfm e 16,5 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm. O motor equipa atualmente as versões Vision tanto do HB20 quanto do HB20S, podendo ser associado aos câmbios manual ou automático, sempre com 6 marchas. Além disso, o 1.6 é o único propulsor disponibilizado no aventureiro HB20X.

Galeria: Hyundai HB20S Evolution Pack 1.0T 2021

Com a mudança, aguardada para ano que vem, tanto o HB20X quanto as demais versões 1.6 ganharão o 1.0 turbo, mais moderno. O propulsor é dotado de injeção direta de combustível, três cilindros, turbo e intercooler. Entrega 120 cv de potência a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque, a partir de 1.500 rpm. Os números são os mesmos com gasolina ou etanol. 

Por sua vez, as versões equipadas com motor 1.0 aspirado flex de três cilindros seguirão sem alterações. Neste caso, são 75 cv de potência com gasolina e 80 cv com etanol, ambos a 6.000 rpm. O torque é de 9,4 kgfm e 10,2 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm.

Além do HB20, o 1.6 é usado no Creta da geração passada, que continua em linha mesmo com a chegada da nova versão. Neste caso, especificamente, não haverá mudanças. Ou seja, na versão de entrada Action, o SUV será o último Hyundai nacional a manter o conhecido 1.6.

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