A crise gerada pela falta de semicondutores não dá trégua para a Volkswagen. A escassez do componente no mercado já afetou a produção dos modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro e fez o velho Fox perder a central multimídia de série. Agora, atinge novamente a fábrica de Taubaté (SP), responsável pela produção dos compactos Gol e Voyage. Segundo o sindicato local, a unidade suspenderá atividades por 10 dias.

A paralisação contará a partir do dia 30 deste mês, quando aproximadamente 2.000 funcionários entrarão em regime de férias coletivas. A VW explicou que o problema da falta de microchips foi agravado pelo recente recrudescimento da pandemia na Malásia, grande polo fornecedor do componente para a marca. O país teve de fechar fronteiras para conter o avanço da COVID-19 e acabou por interromper toda a cadeia de fornecimento do produto.

Galeria: Volkswagen - Fábrica de Taubaté (SP)

Ao todo, a crise gerada pela falta de semicondutores já afetou completa ou parcialmente pelo menos 8 montadoras no Brasil, somando 14 fábricas. O levantamento foi da consultoria Auto Forecast Solutions (AFS), dos Estados Unidos. Segundo estimativas, aproximadamente 220 mil veículos deixarão de ser fabricados no país por conta da escassez de componentes. 

Os semicondutores são parte integrante da central eletrônica dos veículos. Sem eles, sistemas modernos de entretenimento, segurança e assistência ao motorista são incapazes de funcionar. Em decorrência das paralisações geradas pela pandemia em 2020, a produção desses componentes foi afetada, comprometendo diretamente a cadeia de suprimentos da indústria automotiva global.

A expectativa é que a normalização no fornecimento dos componentes aconteça somente a partir do segundo trimestre do ano que vem.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com