O Volkswagen Polo foi vendido no Brasil em três gerações, mas no mercado europeu ele existe desde a década de 1970. E se engana quem pensa que o modelo surgiu apenas com carroceria hatch e sedã, pois ele também teve uma versão especial modificada para virar meio conversível/meio targa pela oficina Treser da Alemanha, que tem como fundador Walter Treser – conhecido por tocar projetos especiais da Audi na década de 1980.

Mas voltando a este simpático Polo, essa unidade se trata de uma versão GT do hatch que foi desenvolvida pela oficina Treaser. O modelo era basicamente um Polo GT com teto removível, fora que é relativamente raro, pois foi produzido somente entre os anos de 1991 e 1993 com tiragem de apenas 290 unidades, sendo que 10 delas foram destinadas ao mercado americano vindo diretamente da oficina alemã. Essa unidade foi arrematada em um leilão de clássicos na terra do tio Sam, cujo estado de originalidade chama a atenção.

Galeria: VW Polo Targa 1993 Treser

A parte mais inusitada é que este Polo GT Treaser soma duas configurações de teto diferentes em uma mesma carroceria. Dessa forma, seu feliz proprietário pode remover apenas o painel superior do teto, deixando a coluna B e a armação com o vidro traseiro (configuração targa), ou pode remover tudo e deixar o Polo GT como um conversível tradicional. As partes da carroceria removíveis são dobráveis e podem ser guardadas no porta-malas, que foi adaptado para levar as peças de forma organizada.

Seja qual for a configuração escolhida, o modelo se trata de um conversível a configuração 2+2, pois tem capacidade para levar somente 2 adultos e 2 crianças nos pequenos bancos traseiros. Por falar na cabine, ela traz revestimento interno de tecido, com os bancos trazendo padronagem em grelha nas cores azul, vermelha e verde que remetem ao xadrez dos GTI. O painel nos é familiar pela instrumentação parecida ao do nosso Gol e Passat, enquanto o volante é de três raios e leva o nome Treser na parte inferior para lembra que este é um Polo GT especial.

Treser VW Polo Targa/Cabriolet em leilão

O Polo GT desta geração vinha equipado naqueles anos com motor 1.3 a gasolina que rendia 75 cavalos (havia também versões com o mesmo motor, mas com 55 cv) e 10,1 kgfm de torque, vindo sempre com um câmbio manual de 5 marchas. Essa unidade em especial tem registrado apenas 17.103 quilômetros rodados no hodômetro, que parecem ser honestas devido ao estado de conservação do carro.

Bacana também o visual dessa unidade, com sua pintura azul quase próxima de roxo e as rodas de desenho de três raios – que lembram as famosas rodas “esfiha” do Corsa B que foi vendido no Brasil até o começo dos anos 2000.

Segundo o site Classic Car Auctions, essa unidade passou praticamente todos os seus quase 30 anos na família de Walter Treser, antes de ser leiloado e ir para a garagem do novo proprietário. Estima-se que hoje tenham restado apenas 6 unidades do Polo GT Treser, sendo que essa unidade foi arrematada no leilão há quase um ano atrás por 7.000 euros (R$ 43.343 na conversão atual), preço até baixo se considerarmos a raridade desse modelo.

E você, teria um Polo desses para desfilar com cabelos ao vento?

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