Este é o novo Jeep Commander Overland 4x4 2022. Após o vazamento de uma imagem do inédito SUV de 7 lugares, a marca resolveu divulgar o modelo por completo no último vídeo-teaser antes do lançamento. Nele é possível conferir por todos os ângulos os detalhes do visual, acabamento interno e também uma boa parte dos itens de série.

No vídeo, pela primeira vez, a Jeep revela o nome da versão topo de linha equipada com o motor turbodiesel: Commander Overland. Um detalhe visto logo de cara é a presença de acabamento em tom cobre nas letras que formam o nome do SUV, o primeiro sinal de que estamos falando de um modelo mais sofisticado.

Jeep Commander Overland 2022
Jeep Commander Overland 2022

Em relação ao visual, as imagens oficiais confirmam que o vazamento ocorrido poucas horas antes era do modelo final. Começando pela parte dianteira chama a atenção a nova grade com as 7 fendas que recebe acabamento preto na porção central se integrando com os faróis. À luz do dia e em movimento, o resultado é bem interessante e o suficiente para se descolar o irmão Compass. 

Jeep Commander Overland 2022
Faróis revelam nova tecnologia Jeep Performance LED

Ao mostrar os novos faróis uma novidade não passou desapercebida aos nossos olhos: a nova tecnologia Jeep Performance LED. O conjunto óptico é Full LED e o novo nome deve ter relação direta com a seta de direção, também em LED, com indicação dinâmica (do centro para a lateral). Nas imagens mais próximas, é possível notar a presença dos sensores e radares dos sistemas de condução semi-autônoma na parte central do para-choque.

Como antecipamos pela imagem vazada, a lateral também consegue se descolar do Compass e realmente remete ao irmão maior Grand Cherokee L. Destaque para o efeito "teto flutuante" com a pintura em preto que é contornada por um friso cromado em toda parte superior das janelas e que se integra com o desenho da traseira. 

Jeep Commander Overland 2022
Jeep Commander Overland 2022

Por falar na parte de trás, o novo Commander tem personalidade própria. As lanternas horizontais, também em LED, são estreitas e adornadas por um friso cromado que integra os dois lados. Na tampa traseira aparece o emblema TD 4x4, indicando assim se tratar da versão mais cara e sofisticada do modelo.

Passando para a parte interna, o vídeo mostra o volante e a tecnologia do cluster Full Digital, da central multimídia flutuante, o refinamento do acabamento do painel em dois materiais, com couro preto e suede marrom "com costuras Burnished Cooper", de acordo com a Jeep. Os bancos também adotam couro marrom e os detalhes em suede bordado no encosto. O apoia-braços também é exibido novamente com a inscrição Jeep 1941. 

Galeria: Jeep Commander 2022 - Brasil

O volante, no entanto, confirma que o novo Commander terá controle de cruzeiro adaptativo (visível pelo ajuste de distância do carro à frente) e limitador de velocidade, além dos já esperados comandos de som e telefonia. No painel central estão os botões do assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento automático (Park Assist) além do controle de estabilidade. Também são esperado o sistema de reconhecimento de placas, frenagem automática de emergência e farol alto automático.

Jeep Commander Overland 2022

Revelado em teaser anterior, botões no console central mostravam o freio de estacionamento eletrônico, assistente de descida, seletor de modo de condução e para as funções 4WD Low e 4WD Lock, itens que só estarão nessa versão Overland 4x4.

Os detalhes mecânicos não foram revelados, mas espera-se que o motor 2.0 turbodiesel desta versão Overland seja recalibrado para entregar uma potência na casa dos 200 cv. Nesta configuração, o câmbio será sempre o automático de 9 marchas. Uma versão equipada com o novo motor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm com transmissão automática de 6 marchas e que, surpreendentemente, pode vir também com a tração 4x4.

Jeep Commander Overland 2022
Imagem da traseira presente no vídeo revela possível versão 4x4 Flex

Em nota, a Jeep destaca que o novo Commander foi desenvolvido desde o início no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, em parceria com o Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, além de reforçar o fato de que é o único SUV do segmento D (SUVs grandes) projetado no Brasil.

Produzido em Pernambuco, o novo Jeep Commander será lançado no dia 26 de agosto e será exportado para outros países latino-americanos. 

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com