O recorde de 400 metros do Tesla Model S Plaid não durou muito. Agora há um novo rei da aceleração nos 400 metros com largada fixa: é o Rimac Nevera. Isso era de se esperar, dada a diferença de configuração e a lacuna óbvia em relação aos dados técnicos. No entanto, o sedã de quase 5 metros de Palo Alto não ficou tão mal na comparação com o hipercarro croata, que cobriu o intervalo em 8”58.

Nenhum carro de produção, antes do Nevera, ficou abaixo de 9 segundos. E agora o esportivo da Rimac Automobili (seria melhor dizer Bugatti-Rimac) fez pouco mais de 8”5. Um resultado quase inacreditável. Mas vamos refazer o desafio da distância entre esse esportivo puro e o monstro de Elon Musk.

Galeria: Rimac Nevera

Teste de força

Tudo começou na primavera (outono no hemisfério sul) passada. Pouco antes da apresentação oficial, a Tesla deu uma prévia do Model S Plaid para Jay Leno, uma personalidade bem conhecida da TV americana e um grande entusiasta e colecionador de carros que tem uma relação amigável com Musk. 

Leno testou a aceleração do Model S mais potente da história e parou o cronômetro em 9"24". Um tempo monstruoso que, por coincidência, foi oficializado em 12 de junho, o dia seguinte à apresentação oficial do modelo.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a Rimac Automobili continuou com o desenvolvimento do Nevera. Em abril, por exemplo, quando o carro ainda estava em desenvolvimento, conhecido pelo nome provisório de C_Two, mostrou seu potencial contra um Porsche Taycan Turbo S em uma prova de arrancada. Mas nenhum prazo foi estipulado e nenhuma declaração oficial foi feita. Então, em 1° de junho, o carro foi apresentado em sua versão final e na semana passada o vídeo deste carro incrível foi publicado no YouTube.

Tesla Model S Plaid

Topo do segmento

Vale destacar que Nevera e o Model S Plaid são dois carros muito diferentes e nunca competiram diretamente. Mas ambos acharam por bem flexionar seus músculos na aceleração, terminando algumas semanas depois em primeiro e segundo lugar na classificação geral dos carros mais rápidos para cobrir os 400 metros a partir da imobilidade. Não poderíamos, portanto, não compará-los.

Por um lado, existe o Tesla mais poderoso de todos os tempos: 1.020 cv de potência, 322 km/h e 0 a 100 em menos de 2 segundos. Por outro lado, um dos supercarros elétricos mais avançados e sofisticados da história, nascido e criado com o único objetivo de superar limites e mostrar o verdadeiro potencial dos carros esportivos de emissão zero. Possui 1.914 cv de potência e 2.360 Nm de torque, atinge 415 km/h de velocidade máxima e cobre 0-100 em 1”85 - ainda mais impressionante é o 0-300: 9”3.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

  Rimac Nevera Tesla Model S Plaid
Dimensões 4,75 x 1,99 x 1,21 metros 4,97 x 1,96 x 1,45 metros
Peso 1.950 kg 2,162 kg
Bateria 120 kWh 95 kWh
Motores 4 motores (1 em cada roda) 3 motores (1 dianteiro e 2 traseiro)
Potência maxima 1.914 cv 1.020 cv
Torque máximo 2.360 Nm N/D
0-100 1 "85 1 "99
0-200 N/D 5 "9
0-300 9 "3 N/D
Velocidade máxima 415 km/h 322 km/h
Quarto de milha 8 "58 9 "24