Ainda em 2019, a Husqvarna apresentou o conceito Norden 901. A ideia seria apresentar uma moto aventureira de verdade, para brigar com modelos da linha GS da BMW e também com as Triumph Tiger. Após quase dois anos de flagras e pequenos detalhes revelados, a marca sueca divulgou mais um vídeo de teaser da moto de produção, que está mais próxima de ser lançada.

O vídeo com pouco mais de 4 minutos mostra Mike Horn, famoso explorador, e Cyril Despres, várias vezes ganhador entre as motos no Rali Dakar, pilotando dois protótipos da Husqvarna Norden 901 pelas paisagens selvagens da Islândia. Além do frio, o terreno vulcânico da distante ilha é desafiador e mostra a capacidade da nova aventureira.

Teaser mostra protótipo da Husqvarna Norden 901 na Islândia

Além de se embrenharem pelas estradas de cascalho e os profundos fiordes islandeses, a dupla colocou os protótipos da Norden 901 em situações extremas. Em uma delas, fazem a travessia de um dos fiordes transpondo as motos com uma série de cordas. Em outra cena, apoiam a moto sobre o protetor de cárter em uma pedra para arrumarem uma corrente que escapou da coroa.

Teaser mostra protótipo da Husqvarna Norden 901 na Islândia

Claro que as situações são cinematográficas e foram acompanhadas por uma equipe de filmagens, mas já deu para perceber que a nova aventureira da Husqvarna não virá para brincadeiras e que a Norden 901 não vai dever em nada no quesito capacidade no fora-de-estrada na comparação com motos como a BMW F 850 GS e a Triumph Tiger 900.

Apesar da série de teasers, a Husqvarna divulgou poucas informações técnicas a respeito da novidade. No entanto, a marca faz parte do grupo Pierer Mobility, que também é dono da KTM. Assim, a Norden 901 deverá compartilhar componentes, incluindo o motor, a KTM 890 Adventure. Na moto da austríaca, o motor de dois cilindros paralelos com 890 cm³ de capacidade é capaz de entregar 120 cv de potência a 9.250 rpm e 10 kgfm de torque a 7.750 rpm.

Teaser mostra protótipo da Husqvarna Norden 901 na Islândia

Além das cores chamativas e acabamento fosco característicos da Husqvarna, a novidade também deverá contar com um painel de instrumentos digital com tela de TFT. Além do sistema de suspensão da WP, a Norden 901 conceito apresentava também rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e de 17 polegadas na traseira.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com