O desembarque oficial da marca chinesa Great Wall no Brasil parece cada vez mais próximo de ser concretizado. A marca tem demonstrado sério interesse em adquirir a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e agora, segundo a agência de notícias Reuters, está disposta a investir por aqui cerca de US$ 300 milhões - aproximadamente R$ 1,5 bilhão numa conversão direta.

De acordo com a reportagem, o montante será transferido do total de US$ 1 bilhão (R$ 5,2 bilhões) que a fabricante reservou para investir na Índia. Por lá, a marca tem encontrado dificuldades para obter licenças por parte do governo e, diante disso, decidiu priorizar outros mercados. “O Brasil está quase fechado e não fazia sentido manter os recursos bloqueados para a Índia”, disse uma fonte.

Galeria: Haval Jolion - Teste na Rússia

A quantia certamente será destinada à aquisição e ampliação da fábrica paulista, inaugurada pela Mercedes em 2016. A unidade foi projetada para produzir anualmente algo em torno de 20 mil unidades e até o ano passado montava os modelos Classe C e GLA. Nas mãos da Great Wall, a fábrica deverá abrigar a produção dos SUVs da marca Haval (uma das principais subsidiárias do grupo) ou ainda da picape média Poer (rival da Toyota Hilux).

No mundo todo, a Great Wall comercializou em 2020 mais de 1,1 milhão de veículos. Além da China, a empresa tem fábricas na Rússia e na Tailândia. Começa agora a colocar em prática um ambicioso projeto de expansão internacional, com bons olhos para a América do Sul. Na região, a empresa tem forte atuação comercial no Chile, que já é seu sexto maior mercado.

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