Uma das fabricantes mais afetadas pela falta de semicondutores, a General Motors enfim inicia o retorno da produção de Chevrolet Onix e Onix Plus. Consultada por Motor1.com, a empresa confirma que a fábrica em Gravataí (RS) retomará suas atividades na próxima segunda feira (16 de agosto), porém somente em um turno. Já a fábrica de São Caetano do Sul, responsável por Onix Joy, Joy Plus, Spin e Tracker, tem o retorno agendado para 26 de agosto.

A GM foi uma das primeiras empresas a anunciar uma paralisação por não ter chips para equipar seus carros. A primeira fábrica afetada foi justamente a de Gravataí, que monta o hatchback Chevrolet Onix e o sedã Onix Plus, sem operar desde março. O Onix liderava as vendas de automóveis e comerciais leves nos dois primeiros meses do ano e, desde que a fabricação foi suspensa, começou a perder espaço nos emplacamentos.

Nos emplacamentos entre janeiro e julho, o hatch figura como o 4º carro mais vendido, atrás de Hyundai HB20, Fiat Argo, Jeep Renegade e Fiat Mobi. Se incluir comerciais leves na lista, cai para a 5ª posição por causa da nova geração da Strada. A diferença entre HB20 (53.205 unidades) e Onix (42.894) não é grande, porém levará um tempo para que as concessionárias tenham um volume grande o suficiente para que o compacto volte a figurar entre os mais vendidos.

Esta situação é parecida para o Onix Plus. Até o final de fevereiro, o sedã compacto aparecia como o 3º carro de passeio mais vendido (4º na soma com comerciais leves). Hoje, é o 11º automóvel mais emplacado e perde mais duas posições no ranking geral. O que muda em relação ao hatch é que continua a liderar o segmento dos sedãs compactos com 29.573 unidades emplacadas, quase 15 mil veículos a mais do que o Volkswagen Voyage (com 15.214).

Outro veículo que começou a desaparecer nos emplacamentos após a paralisação foi o Tracker. O SUV compacto chegou a liderar as vendas do segmento em março, porém começou a perder ritmo nos meses seguintes. Em junho, a GM anunciou a interrupção das operações em São Caetano do Sul (SP), responsável pelo utilitário e também por Spin e linha Joy, também pela falta de componentes. Neste caso, a fabricante pôde aproveitar a situação e iniciar a renovação do complexo em preparação para a nova geração da picape Montana, que será lançada no ano que vem.

Enquanto isso, a GM prepara quatro lançamentos para os últimos meses deste ano. O primeiro deles será o Chevrolet Bolt, hatch elétrico que ganhou um novo design e mais equipamentos, com lançamento confirmado para setembro. Em outubro será a vez do Equinox, outro que foi reestilizado e recebeu mais tecnologia. Para novembro, a novidade será uma nova versão da picape S10 chamada Z71 com um pacote visual diferente. Por fim, a marca promete uma novidade para a linha Cruze em dezembro, que deve ser uma série especial.

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