A Aprilia pode não ser muito conhecida no Brasil, mas tem uma importante participação nos segmentos de média cilindrada na Europa. E nenhum catálogo dessa categoria estaria completo sem uma aventureira propriamente dita. Para isso, a empresa lançou a Tuareg 660. O nome pode soar como de um SUV da Volkswagen, mas o modelo irá encarar uma concorrência pesada nos países europeus.

Entre as rivais estão nomes conhecidos, mas não oferecidos no Brasil, como a Yamaha Ténéré 700 e a KTM 890 Adventure. Até mesmo a BMW F 750 GS entraria nessa conta, apesar de a nova Aprilia Tuareg 660 estar mais apta a brigar com motos como Kawasaki Versys 650 e Suzuki V-Strom 650 no Velho Continente.

Aprilia Tuareg 660
Aprilia Tuareg 660

Mesmo tendo divulgado os detalhes iniciais, a Aprilia não revelou todas as especificações técnicas, preço ou quando a Tuareg 660 chegará às lojas. Mas já é possível notar o belo conjunto de faróis de LED na dianteira com visual futurista, enquanto o restante da moto tem linhas bem marcadas e musculosas.

Como manda o figurino das aventureiras médias, a nova Aprilia Tuareg 660 traz elementos tradicionais, como roda dianteira maior, escape elevado, protetores de guidão, parabrisa, banco reto que avança sobre o tanque e um grande protetor de cárter. Porém, a nova aventureira de média cilindrada italiana não deve ficar apenas no visual.

Segundo a fabricante, a novidade terá uma série de equipamentos eletrônicos mais modernos. Entre eles estarão ABS desligável, painel de instrumentos colorido com tela TFT, controle de tração, freios Brembo e quatro modos de condução selecionáveis. Além da tecnologia, a Tuareg 660 também traz o esperado mecanicamente para o segmento.

As rodas dianteiras são raiadas, com 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás. Os pneus já são do tipo sem câmara e com perfil agressivo. A mecânica será composta por um motor bicilíndrico de 660 cm³ capaz de entregar até 80 cv de potência e 7,13 kgfm de torque. O garfo telescópico é invertido, com tubos de 43 mm de diâmetro. A Aprilia diz que o curso é de 240 mm na dianteira na traseira, além de que os amortecedores são ajustáveis. O peso da Tuareg 660 será de 187 kg e o tanque comporta 18 litros.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com