Decisão proferida por tribunal de arbitragem em Frankfurt, na Alemanha, mantém o direito do grupo Caoa de produzir e importar com exclusividade veículos da Hyundai por mais 10 anos no Brasil. Desde 2018, as empresas travavam uma disputa judicial quanto à manutenção da parceria que vigora desde 2008. O contrato durou 10 anos e seria renovado automaticamente por mais 10, como previsto em cláusula, mas a Hyundai decidiu romper.

A Caoa, então, entrou com processo para garantir a renovação, alegando cumprimento total ao contrato e contestando a decisão unilateral da gigante sul-coreana. Há pelo menos 3 anos, a empresa vinha mantendo a representação por meio de liminares. Agora, a decisão tomada pela justiça encerra a disputa e garante estabilidade para a Caoa realizar investimentos (incluindo lançamento de novos modelos, como a nova geração do Tucson).

Atualmente, a empresa importa oficialmente os modelos Azera e Santa Fe, além de produzir localmente na fábrica de Anápolis (GO) os SUVs ix35 e New Tucson e os caminhões HR e HD78. Anos atrás, outros modelos importantes também fizeram parte do portfólio, como i30, Elantra, Sonata e o polêmico Veloster. Atualmente, a Caoa é a maior distribuidora de veículos Hyundai no Brasil.

Antes do contrato atual, que vigora desde 2008, a empresa já mantinha relação com os sul-coreanos desde 1999. Desde então, mais de 1 milhão de veículos Hyundai foram vendidos no Brasil em mais de 20 anos de atuação conjunta. Além disso, a Caoa mantém parcerias com outras marcas, como a chinesa Chery (inclusive com produção de veículos também em Anápolis) e a Ford (concessionárias e distribuição).

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