Após alguns teasers antecipados no mês passado, a Harley-Davidson finalmente revelou sua nova moto com o motor da big trail Pan America. Trata-se da nova Sportster S, que marca uma nova era para o icônico nome da linha da fabricante norte-americana. Mas quem esperava um novo modelo clássico e de entrada, como foi a Sportster antiga no Brasil, vai se surpreender.

A nova Harley-Davidson Sportster S 2021 revelada nos EUA traz um visual bem mais moderno, mesclando alguns elementos da Fat Bob, como o farol retangular, com linhas inspiradas nas motos “flat track” de competição, como a XR 750, algo que pode ser visto na dupla saída de escape elevada. Na frente, a roda de menor diâmetro com pneu largo lembra um pouco das antigas Sportster Forty-Eight com um um visual ao estilo Bobber.

Harley-Davidson Sportster S 2021

O coração da nova Sportster S é o mesmo da Pan America. Ao centro do chassi aparece o propulsor Revolution Max, bicilíndrico em V de 1.252 cm³, mas com o sobrenome T, pois a novidade tem diversas soluções exclusivas. Entre elas estão válvulas menores nos cabeçotes para acelerar o fluxo de ar e câmaras de combustão menores. A caixa do filtro de ar e o comando de válvulas também mudam e a Harley promete um motor com respostas melhores em baixas e médias rotações.

Os números revelados pela fabricante mostram que o motor da nova Sportster S 2021 entrega 121 cv de potência a 9.500 rpm e 12,9 kgfm de torque a 7.500 rpm. O câmbio tem 6 velocidades e a transmissão final é feita por correia. Pesando 228 kg em ordem de marcha, a velocidade máxima declarada é de 220 km/h.

Para controlar a moto, a Harley-Davidson lançou mão de uma balança traseira em treliça, com amortecedor único fornecido pela Showa e dotado de regulagem de pré-carga e reservatório remoto. Na frente, o garfo telescópico invertido também é Showa e ajustável, contando ainda com tubos de 43 mm de diâmetro.

Harley-Davidson Sportster S 2021
Harley-Davidson Sportster S 2021

As rodas têm 17 polegadas de diâmetro na dianteira e 16 polegadas na traseira, ambas calçadas por pneus Dunlop GT503. O sistema de freio é fornecido pela Brembo. A dianteira conta com disco simples de 320 mm de diâmetro e pinça com 4 pistões. Na traseira, o disco tem 260 mm e pinça de dois pistões.

A parte tecnológica é complementada com três modos de condução selecionáveis (Road, Sport e Rain) e mais dois customizáveis, controle de tração, controle de empinada, sensor inercial de 6 eixos e ABS atuante em curvas. Também são de série o controle de cruzeiro e o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

Toda a iluminação da nova Sportster S é feita por lâmpadas de LED, enquanto a moto conta ainda com um painel digital redondo e colorido, com tela de TFT com 4 polegadas de diâmetro. Por meio dele é possível ter acesso também aos sistemas conectados via Bluetooth, como música e navegação, mas, para o último, é preciso utilizar um aplicativo próprio da Harley-Davidson. Sem nenhuma previsão até o momento de chegar ao Brasil, a nova Harley-Davidson Sportster S 2021 está saindo por a partir de US$ 14.999 nos EUA, ou cerca de R$ 76.160.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com