A crise de semicondutores continua a causar problemas no mercado automotivo e sucessivas paralisações em fábricas. Desta vez, a Volkswagen, que já havia anunciado paralisação em Taubaté (SP) por 20 dias, anunciou na última quarta-feira (7) que irá pausar as atividades em mais unidades.

Desta vez, além da unidade do interior de São Paulo, a planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), também sofrerá uma pausa de 20 dias, começando o primeiro turno em 19 de julho. A pausa afetará a produção dos modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro. A unidade de Taubaté já estava prevista para iniciar a pausa em 12 de julho. A fábrica do interior paulista é responsável pela fabricação dos modelos Gol, Voyage e, em breve, Polo Track

Segundo a revista Automotive Business, a causa das paralisações é a falta de semicondutores. A escassez do componente já causou a interrupção de outras fábricas ao redor do mundo, como Toyota e Ford.  A Hyundai reduziu sua operação em Piracicaba (SP) para apenas um turno durante 10 dias. A Chevrolet é a mais afetada, com a produção em Gravataí (RS) e São Caetano do Sul (SP) paradas – o complexo no Rio Grande do Sul só retomará sua operação em 16 de agosto.

VW Novo Polo - Produção São Bernardo do Campo (SP)

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, localizado no mesmo município da fábrica, a Volkswagen enviou um documento confirmando que irá conceder férias aos seus funcionários pelo período de 20 dias, e que há a possibilidade de também conceder o mesmo período de folga para os funcionários do segundo turno.

De acordo com a Anfavea, associação das fabricantes de veículos no Brasil, a escassez dos componentes deve se alongar até os primeiros meses de 2022. Os semicondutores são usados em todos os eletrônicos, então há uma demanda muito grande e as fábricas não estão conseguindo atender todos os pedidos. 

Veja o comunicado oficial da Volkswagen:

A manutenção da escassez de capacidades de semicondutores tem levado a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente. Isso também tem gerado problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo durante o ano de 2021. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen.

Nos últimos meses, o time da Volkswagen América Latina tem trabalhado intensamente, em parceria com a matriz e fornecedores, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas na região. Entretanto, o cenário atual não demonstra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips.

Em razão disso, a Volkswagen do Brasil comunica paralisações pelo período de 20 dias das operações de suas áreas produtivas na fábrica de Taubaté, a partir de 12 de julho, e também do primeiro turno da fábrica de São Bernardo do Campo, a partir de 19 de julho.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com