Lançado em abril no mercado brasileiro, o Ford Mustang Mach 1 subiu de patamar em relação a antiga versão GT, única disponível até então. Nós já tivemos nossas primeiras impressões a bordo do muscle car, mas o que aconteceria se o modelo fosse colocado à prova em uma arrancada contra o Toyota Supra?

É o que o pessoal do canal australiano Motor no youtube fez, colocando o Mustang Mach 1 e o Toyota Supra lado a lado em uma pista de arrancada. Embora sejam bem diferentes entre si, ambos têm em comum o motor dianteiro e tração traseira, apesar do Mustang ser mais potente com seu V8 aspirado, enquanto o Supra é turbo e mais leve. Falando em ficha técnica, o Mustang Mach 1 traz debaixo do seu longo capô um V8 5.0 naturalmente aspirado de 483 cv a 7.250 rpm e 56,7 kgfm de torque a 4.900 rpm, que trabalha sempre junto de um câmbio automático de 10 marchas.

Galeria: Ford Mustang Mach 1 - Brasil

Já o esportivo japonês traz uma receita alemã: seis cilindros em linha, 3.0 turbo que entrega 340 cv e 50,5 kgfm de torque – o mesmo propulsor usado no BMW Z4 (no roadster o mesmo motor tem 387 cv e 51 kgfm). No caso do Supra, ele usa uma transmissão automática de 8 velocidades. Quando pegamos os números de desempenho divulgados por fábrica, a Ford garante que o Mustang Mach 1 vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, enquanto a Toyota afirma que o Supra cumpre a mesma prova em 4,1 segundos.

Na prova de arrancada feita pelo canal australiano, ambos os carros disputaram quatro corridas de arrancada, sendo uma usando o controle de largada, uma com largada comum de rua, uma largada em movimento em modo automático e outra usando o modo manual (trocando as marchas pelas aletas atrás do volante). No total, o Supra venceu as quatro, embora algumas com margens de distância diferentes.

Galeria: Toyota Supra 2020

Usando controle de largada, o esportivo japonês abriu uma carreta de distância do Mustang, enquanto que na largada comum com os carros usando as configurações mais suaves (como modo Conforto e marcha automática), o desempenho foi parecido, com o Supra ganhando por um para-choque. Nas duas últimas, a vantagem para o cupê nipônico foi maior no modo automático, enquanto que no manual o Mustang ficou atrás por pouco.

Quando pegamos os tempos das provas, fica mais nítida a melhor performance do Supra. O melhor tempo no quarto de milha (402 metros) foi de 12,55 segundos a 187 km/h, enquanto o Mustang Mach 1 fez 12,89 segundos, passando a 185 km/h na bandeira quadriculada. Apesar da maior potência, o Mustang Mach 1 é 278 kg mais pesado que o Supra, o que dá ao esportivo japonês uma vantagem considerável.

Aliás, ele não tem banco traseiro, ao contrário do Mustang. São 1.783 kg do Mach 1 contra 1.505 kg do cupê nipo-alemão. Apesar do resultado, certamente ambos vão garantir prazer e diversão atrás do volante. E você, iria de V8 americano aspirado ou de seis em linha turbo alemão?

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com