À venda no mercado internacional desde 2018, a atual geração do Ford Focus caminha para receber a chamada atualização de meia-vida. Protótipos já foram flagrados por diversas vezes em testes com pesada camuflagem e, agora, projeção publicada pelos colegas do site Motor.es antecipa detalhes do novo design. O lançamento deverá acontecer no início de 2022, começando por mercados da Europa.

Apesar de sutil, o facelift deixará o Focus atualizado diante dos principais rivais. Por fora, as novidades incluem faróis ligeiramente mais finos e integrados com nova assinatura de LED na borda inferior, grade do radiador revista, para-choque com entradas de ar remodeladas e rodas de liga-leve com desenho inédito. A paleta de cores também será atualizada, assim como a disposição interna dos elementos das lanternas.

Galeria: Flagra: Ford Focus Active - Facelift

São aguardadas atualizações também no interior, especialmente no sistema de entretenimento (que será do tipo Sync 4) e recursos de assistência à condução. Além disso, devem mudar detalhes como grafismos do quadro de instrumentos, revestimentos dos bancos e console. O facelift valerá tanto para a carroceria hatchback quanto para as variantes perua e sedã (este último vendido na China).

Atualizado, o Focus 2022 ficará melhor posicionado diante da concorrência, formada por rivais como Volkswagen Golf, Opel Astra, Renault Mégane e Peugeot 308. Em 2020, o modelo vendeu na Europa - seu principal e maior mercado - cerca de 186.766 unidades, queda de 21,1% na comparação com 2019. O Golf, para efeito de comparação, emplacou 308.834 unidades (-32,4%).

Focus no Brasil

Por aqui, o Focus saiu de linha em 2019 e não ganhou substituto. No geral, o segmento de hatchbacks médios agoniza no mercado nacional e praticamente sucumbiu diante do avanço dos SUVs. O único representante da categoria atualmente é o Chevrolet Cruze Sport6.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com