Depois de pelo menos 3 anos de idas e vindas, o SUV compacto Kia Stonic finalmente caminha rumo ao lançamento no Brasil. Baseado na plataforma do hatchback Rio, já vendido no país, o modelo chegará ao mercado para ficar abaixo do Sportage e representar a marca no concorridíssimo segmento de SUVs de entrada. Procurado, o Grupo Gandini confirmou que a estreia acontecerá ainda neste ano, mas não precisou uma data.

Segundo a empresa, o modelo desembarcará por aqui importado da Coreia do Sul e sempre na versão SX. Será equipado com motor 1.0 turbo GDI de 120 cv e câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem. Terá ainda um sistema híbrido-leve de 48 volts pensado para economizar combustível e recuperar energia nas frenagens. Neste caso, o motor tradicional pode ser desligado em velocidades de até 125 km/h, sendo acionado automaticamente quando o motorista pisa no acelerador ou freio.

Galeria: Kia Stonic 2021

O Stonic chegará ao Brasil já atualizado com a reestilização lançada em agosto do ano passado. Na época, a Kia modificou sutilmente o desenho dos faróis de LED e equipou o carro com novas rodas de liga leve aro 16". Na cabine, foi incorporado sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 8" (o antigo tinha 7") com conexão sem fio para smartphones e um novo quadro de instrumentos com uma tela maior: 4,2" contra 3,5" do modelo anterior.

A Kia não fala em preços, mas desde já anuncia que o Stonic será o veículo híbrido mais barato do mercado brasileiro. Para efeito de comparação, o modelo do tipo mais em conta à venda atualmente no Brasil é o Toyota Corolla Altis Hybrid, oferecido por R$ 158.290. Neste caso, vale lembrar, é um híbrido tradicional e não do tipo híbrido-leve como será o Kia.

Curiosamente, o Stonic já é conhecido dos brasileiros. Foi apresentado por aqui pela primeira vez em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo, mas não teve lançamento confirmado. Na época, a Kia disse que apenas estudava a receptividade do público quanto à categoria e que na verdade lançaria outro modelo no país, o chinês KX3 (que depois mudou o nome para Seltos). Agora, finalmente, a marca nuncia a chegada do Stonic e põe fim à espera de quase 3 anos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com