Assim como acontece nos carros, existem motocicletas que mesclam mais de uma categoria e um único modelo: são as crossovers. Uma das principais representantes dessa modalidade no Brasil acaba de mudar. Trata-se da nova Yamaha Tracer 900 GT, que chega à linha 2022 com pequenas alterações.

A principal mudança ficou para as opções de cores, apenas. Na linha 2021, a crossover da Yamaha era oferecida com as pinturas preta ou azul metálicas. Agora, a Tracer 2022 traz como opções vermelho sólido ou cinza fosco. A pintura vermelha faz menção à Yamaha Tracer 9, sport turismo apresentada na Europa no ano passado.

O visual segue o mesmo, com destaque para os faróis divididos que abrigam lâmpadas de LED, o parabrisa com ajuste manual e as aletas instaladas nas laterais do tanque de combustível. Outro elemento visual único da Tracer 900 é a roda dianteira menor do que em uma aventureira, dando uma postura mais inclinada e agressiva à crossover da Yamaha.

Falando em rodas, elas são de liga leve com 17 polegadas de diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira. As medidas dos pneus, respectivamente, são 120/70 e 180/55. Outro detalhe interessante que mostra a aptidão mais esportiva da Yamaha Tracer 900 GT 2022 é a suspensão dianteira com garfo invertido. Ela é ajustável e fornecida pela KYB. Atrás, a balança traseira traz um amortecedor único.

A motorização também é de esportiva, pois a Tracer faz uso do mesmo propulsor visto na Yamaha MT-09, mas com calibração específica. Trata-se de um motor de de três cilindros em linha com 847 cm³ de capacidade. Ele tem 12 válvulas (4 por cilindro) e arrefecimento a líquido. Com isso, entrega 115 cv de potência a 10.000 rpm e 8,92 kgfm de torque a 8.500 rpm. O câmbio tem seis velocidades e embreagem deslizante.

Entre os principais itens de série que valem ser mencionados na linha 2022 da Yamaha Tracer 900 GT estão quickshifter, controle de tração, controle de cruzeiro, freios ABS, luz indicadora de troca de marcha (shiftlight) e painel de instrumentos digital colorido com tela TFT. A moto agora passa a custar R$ 60.190, sem contar despesas de frete ou seguro.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com