Levantamento recente realizado pela Similarweb, plataforma de inteligência de mercado, mostra franco crescimento no acesso às plataformas online de aluguel de veículos no Brasil. De acordo com o estudo, as visitas a sites do tipo saltaram de 7,7 milhões, em abril e maio de 2020, para 12 milhões, no mesmo período de 2021, o que representa um avanço de 56,5%. Foram analisados 152 sites do país e considerados os acessos via desktop e mobile.
Especificamente, a pesquisa também mostra que o termo mais buscado neste ano é "carro por assinatura". A modalidade está em alta no país e virou aposta de montadoras como Fiat, Jeep, Ford, Volkswagen, Mitsubishi e Audi. O estudo mostra como consumidores estão pesquisando mais informações sobre o serviço e reflete possível mudança de comportamento de consumo.
"Além do aumento dos acessos a sites de aluguel, é perceptível que os consumidores estão interessados em outras modalidades, como carros por assinatura e as de longo prazo, no caso do aluguel anual. Algumas pesquisas já apontam que o carro começa a ser percebido como um serviço, e não mais como um bem material. Outro ponto é o investimento que a aquisição de um veículo novo demanda", afirma Rafael Consoni, da Similarweb.
Atualmente, os serviços de carro por assinatura oferecidos no Brasil vão desde modelos de entrada, como o Renault Kwid, até SUVs de luxo, como o Audi Q8. O cliente contrata o serviço e paga valores mensais que variam de acordo com o plano. Os preços mudam conforme o veículo, a versão, o tempo de duração do contrato (geralmente 12, 24 ou 36 meses) e a franquia mensal de quilometragem (de 500 km até 3.000 km).
Em geral, o preço cobrado nas mensalidades já inclui despesas com manutenção, revisões preventivas, troca de peças de desgaste natural, taxas, IPVA, licenciamento, seguro com proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros; assistência 24 horas com serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem e carro reserva. O único custo do cliente é com o combustível.
Na Ford, por exemplo, o serviço de assinatura se chama Ford Go e oferece a picape Ranger com mensalidades a partir de R$ 5.750 no plano de 12 meses com franquia de 2.000 ou 3.000 km.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Similarweb
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Último Cadillac de Elvis Presley vai a leilão
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
O Batmóvel de "O Cavaleiro das Trevas" custa US$ 3 milhões
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos