A Stellantis anunciou hoje boas notícias para a Citroën, marca francesa que também faz parte do portfólio do grupo criado depois da fusão entre a PSA (Peugeot-Citroën) e FCA (Fiat Chrysler Automobiles). A maior novidade é que a fabricante terá um novo comando na América do Sul: a brasileira Vanessa Castanho, responsável por lançar o plano “Citroën For All”, que consiste em uma gama de veículos pensados para a América Latina.

De acordo com a nova executiva, a nova linha de veículos adaptados ao público sul-americano será acessível e principalmente adaptado a geografia do continente. Em outras palavras, os futuros novos modelos da marca francesa deverão ser melhor preparados para lidar com nosso asfalto lunar (principalmente em relação a suspensão), já que buracos e desníveis são comuns em boa parte do Brasil, entre outros países da América Latina. Dá para apostar também que a marca deverá investir em modelos com bom custo x benefício na região. 

Galeria: Citroën C4 Cactus - Porto Real (RJ)

Atualmente, a Citroën atua em 10 países da América do Sul, estando presente com fábricas no Brasil (em Porto Real, Rio de Janeiro) e Argentina (em El Palomar, Buenos Aires). Além das subsidiárias no Brasil e no país hermano, a marca francesa também está presente através de importadores no Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, incluindo países da América Central como Costa Rica, Guatemala e República Dominicana.

A prova dessa renovação da Citroën no Brasil é que a marca tirou de linha em março deste ano os modelos C3, C3 Aircross (ambos com produção em Porto Real) e o C4 Lounge – que teve o anúncio do fim de sua produção (junto dos Peugeot 308 e 408) na Argentina no último dia 16 de junho. Atualmente, no complexo fabril de Porto Real é feito somente o C4 Cactus, enquanto que na fábrica argentina são produzidos os modelos Berlingo, além dos Peugeot 208 e Partner.

Comparativo: 208 x Onix x HB20

Vale lembrar que na fábrica fluminense será produzido um modelo inédito, um SUV compacto cujo nome é conhecido apenas por CC21 (mas seu visual já vazou em um modelo em miniatura). Ele será um SUV compacto menor do que o C4 Cactus desenvolvido sobre a moderna plataforma CMP (a mesma do 208) e pensada para mercados emergentes como o da própria América Latina e Índia. O futuro modelo também faria parte de uma família que somaria veículos com carroceria hatch e sedã, ambos também compactos.

O lançamento do novo SUV compacto é esperado para o 2º semestre deste ano, ou seja, poderá chegar entre julho (mês que chega daqui a três dias) e dezembro. Segundo o site Argentina Autoblog, o novo modelo poderá ser batizado de C3 Sporty. Na Índia ele tem até data de lançamento confirmada: em novembro. Assim, podemos esperar também por uma estreia mundial simultânea do novo SUV compacto, que terá produção no Brasil e Índia.

Novo Citroën C3 - Miniatura

Já em testes no Brasil, o modelo conhecido por enquanto como C3 Sporty terá porte próximo de um Honda WR-V, por exemplo, e ainda concorrerá com os futuros Nissan Magnite e Renault Kiger – esperando ainda um inédito carro da Volkswagen. O novo SUV será o modelo responsável pela retomada da marca francesa no Brasil, pois faz alguns bons anos que ela anda apagada por aqui.

Por fim, é esperado para o novo carro o motor 1.6 aspirado de 118 cv já conhecido da PSA com câmbio manual de 5 marchas e automático de 6 velocidades. Não dá para descartar também a possibilidade do C3 Sporty ainda ter a opção do motor 1.0 turbo de 120 cv da Fiat/Jeep que vai estrear no novo Fiat Pulse. Mas isso deverá ser decidido estrategicamente pela Stellantis em um segundo momento.

Até a chegada da novidade, quem for hoje em uma concessionária da Citroën no Brasil vai encontrar à venda apenas o C4 Cactus e a linha de veículos comerciais composta pelo Jumpy e Jumper.

“A Citroën é uma marca consolidada na Europa. É a terceira maior marca francesa e possui um plano ambicioso de crescer no cenário internacional. E o que é mais interessante para nós, é que a América do Sul é prioridade dentro dessa estratégia. O Citroën For All é um plano de crescimento para a América do Sul. E este crescimento tem, logicamente, uma gama de produtos adaptadas ao consumidor local”, afirma Vanessa Castanho.

Formada em administração de empresas e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, a executiva responderá pelo desenvolvimento de produtos, desempenho comercial, rentabilidade e imagem nas filiais do Brasil e Argentina, além do desenvolvimento da marca em mais sete países da região e outros três da América Central e Caribe.

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