Um dos carros mais antigos ainda em produção no Brasil, o Fiat Fiorino passará por uma mudança neste ano, adotando um novo design, além de receber o motor 1.3 Firefly e mais equipamentos com controles de estabilidade e tração. Avistada em testes recentemente, o furgão tem suas linhas adiantadas por uma projeção do site Auto+, mostrando como ficará ao receber a cara do Uno. O lançamento acontecerá no 2º semestre.

Para renovar o Fiat Fiorino 2022, a marca italiana buscará inspiração no Uno, usando a mesma grade que o hatchback adotou em 2017, ocasião em que fez a estreia dos motores Firefly. Usar o Uno como base para o design não é nenhuma surpresa, pois o furgão ainda é feito com a mesma plataforma que o ex-hatch de entrada da marca italiana.

Galeria: Novo Fiat Fiorino 2022 - Flagra

Terá a mesma grade dianteira, que fica mais fina nas extremidades e encosta nos longos faróis arredondados – peças que virão diretamente do Uno. O para-choque também deve passar por mudanças, adotando um design bem parecido com o do Uno ao alterar o formato do molde dos faróis de neblina e da grade inferior. A projeção não mostra a traseira, mas os flagras dão sinais de que as lanternas também serão modificadas, motivo pelo quais estão camufladas.

Espera-se que a parte de dentro também seja renovada para ficar igual ao Uno atual, atualizando o painel de instrumentos, saídas de ar e volante. Controles de estabilidade e tração também estão na lista, antecipando a obrigatoriedade que foi adiada para 2024, além do assistente de partida em rampas. As versões com o motor 1.3 ainda trarão direção elétrica.

Veremos novidades na parte mecânica. O 1.4 Fire de quatro cilindros e 88 cv continuará a equipar as versões mais baratas do Fiorino, porém com uma atualização de forma que fique mais econômico e atenda às novas normas de emissões e eficiência que passarão a valer em janeiro do ano que vem. Já as configurações mais caras receberão o 1.3 Firefly de até 109 cv. Em ambos os casos, a transmissão será a manual de 5 marchas.

A data exata da estreia do Fiat Fiorino 2022 ainda é um mistério. Com o Pulse, SUV compacto inédito, previsto para chegar às concessionárias entre setembro e outubro, a marca italiana pode optar por uma apresentação em agosto ou no último trimestre, para não misturar muito as duas estreias. Como as unidades avistadas parecem prontas, o mais provável é que seja o próximo lançamento da Fiat para os próximos dois meses.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com