Quando a Volkswagen revelou o conceito da picape Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o protótipo logo chamou a atenção mesmo fora do país. Tanto é que foi para o Salão de Nova York no início de 2019. Muitos se perguntavam se a marca entraria no mesmo segmento que a Fiat Toro (ou, no caso dos EUA, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz). Porém, parece que não será o caso.

Apesar do segmento das picapes "pequenas" (para o padrão norte-americano) estar crescendo, agora que a Ford já iniciou as reservas da Maverick e a Hyundai prepara a chegada da Santa Cruz para os próximos meses, a Volkswagen ficará de fora da categoria. A fabricante confirma que a Tarok não chegará aos Estados Unidos de forma alguma.

Galeria: Volkswagen Tarok Concept

Esta informação foi confirmada por Duncan Movassaghi, vice-presidente executivo de vendas e marketing da Volkswagen América do Norte, em entrevista ao site Automotive News. De acordo com Movassaghi, a prioridade da VW é manter a linha atual de carros com motores a combustão enquanto expande o portfólio de elétricos. Com isso, investir em um segmento de nicho não faz sentido, ainda mais por ser uma picape não-eletrificada.

Na mesma entrevista, o executivo dá a entender que a marca está olhando para o segmento de outra forma, afirmando que ter uma picape compacta totalmente elétrica "poderia ser uma opção."

Faz sentido a Volkswagen investir em uma picape compacta totalmente elétrica. A plataforma MEB pode ser usada desta forma, ainda mais que a Tarok era um conceito de picape monobloco feito com a arquitetura MQB. E, com os esforços da VW para mudar sua imagem nos EUA, entrar no segmento de picapes, queridinho no país, com um modelo totalmente elétrico seria uma boa forma de reconquistar alguns clientes, principalmente porque a única opção eletrificada na categoria é a Ford Maverick com um sistema híbrido.

Apesar da recusa da Tarok nos Estado Unidos, a Volkswagen não desistiu da picape para outros mercados. Pablo Di Si, presidente da VW na América Latina, declarou em dezembro passado que a marca prepara o anúncio de investimentos para "diversos segmentos". Sabemos que a empresa fará um aporte para a fábrica de Taubaté (SP), dando origem aos novos Gol e Voyage, e que o complexo na Argentina terá mais modelos com a plataforma MQB além do SUV Taos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com