A segunda geração do Hyundai Creta virou motivo de muitas discussões sobre seu design, tanto é que a marca já trabalha em uma reestilização para a Ásia, onde estreou em 2019. Enquanto isso, o SUV compacto chega à Rússia com uma novidade importante, por mostrar como será o visual da versão produzida em Piracicaba (SP) que estreia este ano, alterando a grade e o para-choque dianteiros.

As fotos feitas pelos nossos colegas de Motor1.com Rússia mostram duas variantes do Hyundai Creta. Em ambos os casos, a grade tem outro formato, semelhante à geração anterior que ainda é vendida no Brasil e sem a divisão superior em prata. O para-choque também é diferente, com uma entrada de ar maior e reposicionando as luzes de neblina maiores um pouco mais acima. É uma mudança pequena, mas que já suaviza um pouco as linhas do utilitário.

Galeria: Hyundai Creta 2022 (Rússia) - Fotos ao vivo

Outra parte diferente é a traseira. A variante russa do Creta descarta a luz de freio e a barra que percorre a tampa do porta-malas, posicionando esta iluminação no spoiler acima do vidro. Até mesmo a chapa usada é diferente, alterando o formato dos víncos de forma que fique mais suave do que a versão asiática.

Embora ainda esteja rodando camuflado no Brasil, a forma dos adesivos e as poucas partes visíveis mostram que este design será usado na versão nacional. Observando as últimas fotos do SUV em testes, podemos ver que os faróis de neblina estão mais altos e que a grade já usa o desenho interno em colmeia. Já a imagem da traseira adianta que a tampa do porta-malas não terá vincos tão fortes e que a luz de freio está na parte superior.

Hyundai Creta 2022 - Novos flagras
Flagra do Creta rodando no Brasil
Hyundai Creta 2022 (Rússia) - Fotos ao vivo
O Creta produzido na Rússia
Novo Hyundai Creta - México
A versão asiática do Creta

Alguns detalhes da versão russa podem adiantar a oferta do Creta nacional. Um exemplo é a grade, que tem barras horizontais na versão mais barata, usando o estilo em colmeia somente nas variantes mais caras. O interior também tem diferenças, como uma central multimídia menor e a alavanca para a transmissão que lembra o modelo atual, enquanto a versão topo de linha tem uma manopla maior, uma tela maior e freio de estacionamento eletrônico. Outros itens não estão confirmados, como o painel de instrumentos, com uma tela no centro e dois contadores analógicos nas bordas.

Galeria: Hyundai Creta 2022 - Novos flagras

Uma das diferenças no modelo nacional do Creta estará sob o capô. Enquanto na Rússia ele manteve o motores 1.6 e 2.0 aspirados, aqui no Brasil os rumores apontam para o 1.0 turbo de três cilindros do HB20 como a opção básica, entregando 120 cv e 17,5 kgfm de torque, combinado à transmissão automática de 6 marchas. As versões mais caras seguirão com o 2.0 aspirado de até 166 cv e 20,5 kgfm, também automático de 6 posições. O 1.6 aspirado deixaria de ser oferecido por não atender às novas demandas do governo.

A estreia do novo Hyundai Creta 2022 no Brasil ainda não está definida. Alguns rumores falavam que o SUV compacto só chegaria ao país no último semestre, enquanto alguns sites como Automotive Business apontam para um lançamento agora na metade do ano. Enquanto isso, a Hyundai enfrenta problemas, reduzindo a produção da fábrica em Piracicaba (SP) para apenas um turno pela falta de semicondutores, o que pode atrasar o cronograma do utilitário.

Fotos: Yuri Uryukov/Motor1.com

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Galeria: Hyundai Creta 2022 (Rússia)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com