Pouco mais de um mês de pois de confirmar a produção de um modelo inédito no Brasil na fábrica de São Caetano do Sul, a General Motors confirmou ao Sindicato dos Metalúrgicos que fará novos investimentos na fábrica de São José dos Campos (SP). A confirmação foi feita na última sexta-feira (11) ao sindicato da região e faz parte de um acordo com os trabalhadores assinado em 2019. O valor será usado para as novas gerações de S10 e Trailblazer.

De acordo com o site dos Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a confirmação dos investimentos foi feita durante uma reunião entre o sindicato e a GM, cuja conclusão do novo aporte financeiro é prevista para 2023. O sindicato recebe a confirmação dos novos investimentos de forma bastante positiva, já que atualmente várias fábricas na região estão sendo fechadas.

Galeria: Chevrolet S10 2022

Atualmente responsável pela produção da picape S10 e do utilitário derivado Trailblazer, a fábrica de São José dos Campos tem perspectivas de aumento de produção segundo a GM. Além disso, há previsão de novas contratações para o complexo fabril até 2023 de acordo com a empresa. Neste ano já foram contratados 400 trabalhadores, com esse número podendo chegar a 600 – uma ótima notícia em tempos de pandemia e com taxa de desemprego em alta no país (bateu 14,7% no 1º trimestre de 2021, segundo o IBGE).

Chevrolet Trailblazer Premier 2021 (Teste BR)

Para relembrar, em 2019 os metalúrgicos aprovaram um acordo em que a montadora se comprometia a trazer investimentos de pelo menos R$ 5 bilhões para a fábrica de São José dos Campos, assim mantendo a unidade na principal cidade da região do Vale do Paraíba. Esse acordo foi fechado depois da GM ter ameaçado encerrar sua operação no Brasil (como a Ford realmente fez em janeiro de 2021) caso não voltasse a ter lucro por aqui.

Além da confirmação de investimento da fábrica de São José dos Campos ao sindicato da região, a GM confirmou no mês passado que fará uma nova picape na fábrica de São Caetano do Sul (SP). Aliás, o complexo já está sendo preparado para receber a nova picape – a montadora aproveitou a parada da fábrica por conta da falta de semicondutores para ajustar a linha de montagem. Posicionada abaixo da S10, a novidade (que será maior que a já aposentada Montana) será feita com base na mesma plataforma do Onix, Onix Plus e Tracker. A nova picape da Chevrolet será uma rival para a Fiat Toro e Ford Maverick e tem previsão de ser lançada em 2022.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com