As vendas diretas responderam por 45,14% dos 175.405 automóveis e comerciais leves em maio, contra menos de 44% no mês anterior. Respondendo por quase 1/3 do total, a Fiat (32,38%) chegou ao 9º mês seguido como líder e abriu mais de 12 pontos percentuais sobre a VW (18,18%). A Jeep, com 13,59%, repetiu o 3º lugar de abril. Chevrolet (9,43%) e Renault (7,08%) completaram o top 5.
Ainda falando da Jeep, a marca com fábrica em Goiana (PE) emplacou o Renegade (5.819) na liderança pela 5ª vez nos últimos 6 meses – a exceção foi o VW Gol (4.701), preferido em março e 4º colocado desta vez – e o Compass (4.943) novamente em 3º, ambos com dependência na casa dos 80%. Entre os dois SUVs, o Fiat Argo (5.793) completou o pódio.
Terceiro modelo mais vendido no geral em maio, o Fiat Mobi (4.614) completou o top 5. Entre os 10 primeiros, os veteranos VW Voyage (2.646) – nº 1 entre os sedãs pela 6ª vez seguida – e Fiat Uno (2.620) tiveram menos de 10% de suas unidades no varejo. A grande novidade no top 10 foi a presença da Chevrolet Spin (1.740), com quase ¾ de seus registros na modalidade.
Em momento de baixa por conta da paralisação da produção, o Chevrolet Onix (596) foi apenas o 25º, atrás até mesmo de um Toyota Corolla (606) que reconhecidamente não é forte nas vendas diretas. Ainda na marca japonesa, o novato Corolla Cross (107), 46º, foi o menos dependente da modalidade no top 50, com apenas 2,91%.
Confirmando que boa parte das atuais vendas de modelos premium são realizadas para pessoas jurídicas, tivemos 3 modelos da Volvo (XC40, 345; XC60, 118; e XC90, 84), 2 da BMW (320i, 144; e X1, 88) e 1 da Audi (Q3, 128). A grande surpresa veio da Ford: dos 89 Ford Mustang comercializados no mês passado, nada menos do que 79 foram através de vendas diretas.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | MAI. 21 |
1º | JEEP RENEGADE | 5.819 | 79,05% | 7.361 |
2º | FIAT ARGO | 5.793 | 53,01% | 10.929 |
3º | JEEP COMPASS | 4.943 | 80,57% | 6.135 |
4º | VW GOL | 4.701 | 69,18% | 6.795 |
5º | FIAT MOBI | 4.614 | 61,99% | 7.443 |
6º | VW T-CROSS | 2.916 | 53,15% | 5.486 |
7º | VW VOYAGE | 2.646 | 92,84% | 2.850 |
8º | FIAT UNO | 2.620 | 98,27% | 2.666 |
9º | HYUNDAI CRETA | 2.434 | 34,86% | 6.983 |
10º | CHEVROLET SPIN | 1.740 | 73,67% | 2.362 |
11º | CHEVROLET TRACKER | 1.676 | 35,52% | 4.718 |
12º | CHEVROLET ONIX PLUS | 1.381 | 41,02% | 3.367 |
13º | FIAT CRONOS | 1.291 | 65,60% | 1.968 |
14º | RENAULT DUSTER | 1.195 | 46,17% | 2.588 |
15º | CITROËN C4 CACTUS | 1.115 | 74,33% | 1.500 |
16º | HYUNDAI HB20 | 1.060 | 14,54% | 7.290 |
17º | RENAULT LOGAN | 1.036 | 86,48% | 1.198 |
18º | RENAULT KWID | 877 | 18,08% | 4.852 |
19º | VW NIVUS | 862 | 30,39% | 2.836 |
20º | NISSAN KICKS | 779 | 27,06% | 2.879 |
21º | RENAULT SANDERO | 756 | 57,75% | 1.309 |
22º | PEUGEOT 208 | 666 | 58,37% | 1.141 |
23º | PEUGEOT 2008 | 626 | 80,15% | 781 |
24º | TOYOTA COROLLA | 606 | 15,99% | 3.790 |
25º | CHEVROLET ONIX | 596 | 15,60% | 3.820 |
26º | VW VIRTUS | 581 | 28,23% | 2.058 |
27º | FIAT DOBLÒ | 527 | 98,14% | 537 |
28º | FIAT SIENA | 516 | 44,33% | 1.164 |
29º | NISSAN V-DRIVE | 469 | 70,31% | 667 |
30º | RENAULT CAPTUR | 388 | 70,67% | 549 |
31º | HYUNDAI HB20S | 374 | 19,34% | 1.934 |
32º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 360 | 31,77% | 1.133 |
33º | VOLVO XC40 | 345 | 92,00% | 375 |
34º | VW POLO | 274 | 13,09% | 2.093 |
35º | TOYOTA YARIS HATCH | 252 | 11,58% | 2.176 |
36º | HONDA HR-V | 236 | 7,63% | 3.095 |
37º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 219 | 25,89% | 846 |
38º | HONDA FIT | 200 | 26,46% | 756 |
39º | VW FOX | 168 | 6,99% | 2.404 |
40º | HONDA CITY | 154 | 23,44% | 657 |
41º | BMW 320i | 144 | 25,85% | 557 |
42º | TOYOTA YARIS SEDAN | 138 | 11,28% | 1.223 |
43º | HONDA CIVIC | 135 | 8,83% | 1.529 |
44º | AUDI Q3 | 128 | 54,94% | 233 |
45º | VOLVO XC60 | 118 | 71,95% | 164 |
46º | TOYOTA COROLLA CROSS | 107 | 2,91% | 3.678 |
47º | BMW X1 | 88 | 26,51% | 332 |
48º | VOLVO XC90 | 84 | 86,60% | 97 |
49º | FORD MUSTANG | 79 | 88,76% | 89 |
50º | HONDA WR-V | 76 | 7,89% | 963 |
Mais uma vez próxima dos 80% de dependência, a Fiat Strada (7.666) emplacou uma diferença superior a 3 vezes o total emplacado pela vice-líder VW Saveiro (2.221) – 2ª colocada nos meses anteriores, a Fiat Toro (1.340) também foi superada pela S10 (1.505) e caiu para o 4º lugar. A Chevrolet foi novamente a líder entre as picapes maiores.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | MAI. 21 |
1º | FIAT STRADA | 7.666 | 77,29% | 9.918 |
2º | VW SAVEIRO | 2.221 | 90,39% | 2.457 |
3º | CHEVROLET S10 | 1.505 | 77,34% | 1.946 |
4º | FIAT TORO | 1.340 | 33,99% | 3.942 |
5º | FIAT FIORINO | 1.005 | 63,17% | 1.591 |
6º | RENAULT MASTER | 794 | 87,35% | 909 |
7º | TOYOTA HILUX | 776 | 24,78% | 3.132 |
8º | FORD RANGER | 603 | 42,17% | 1.430 |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 544 | 61,96% | 878 |
10º | NISSAN FRONTIER | 442 | 58,16% | 760 |
11º | MITSUBISHI L200 | 441 | 35,51% | 1.242 |
12º | CHEVROLET MONTANA | 417 | 80,35% | 519 |
13º | PEUGEOT EXPERT | 294 | 61,00% | 482 |
14º | CITROËN JUMPY | 261 | 67,79% | 385 |
15º | RAM 2500 | 207 | 100,00% | 207 |
16º | FIAT DUCATO | 201 | 81,38% | 247 |
17º | RAM 1500 | 197 | 100,00% | 197 |
18º | FIAT DOBLÒ | 66 | 81,48% | 81 |
19º | HYUNDAI HR | 60 | 19,61% | 306 |
20º | VW / MAN EXPRESS | 49 | 19,07% | 257 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 24 | 85,71% | 28 |
22º | VW AMAROK | 11 | 1,00% | 1.103 |
23º | IVECO DAILY 35-150 | 10 | 4,90% | 204 |
24º | PEUGEOT BOXER | 9 | 90,00% | 10 |
25º | IVECO DAILY 35S14 | 5 | 83,33% | 6 |
26º | CITROËN JUMPER | 2 | 18,18% | 11 |
27º | IVECO DAILY 30S13 | 2 | 50,00% | 4 |
28º | KIA K2500 | 2 | 1,12% | 179 |
29º | CHEVROLET C10 | 1 | 100,00% | 1 |
30º | FIAT UNO | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave