A falta de semicondutores na indústria continua a afetar as fábricas. A General Motors já havia paralisado as linhas de montagem em Gravataí (RS) desde abril e pretendia retomar produção de Chevrolet Onix e Onix Plus em 19 de julho. Agora esta data foi descartada, com o retorno somente em 3 de agosto, como revela o sindicato local. A marca também está parando São Caetano do Sul (SP), aproveitando para preparar a linha para a nova picape.

Em nota, a GM confirma que está sendo afetada pela falta de semicondutores e tenta reverter a situação:

“A cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado. Isso está afetando de forma temporária nosso cronograma de produção no Brasil. Em virtude disso, a produção na fábrica de Gravataí está interrompida desde abril. Estamos trabalhando com nossos fornecedores para mitigar esse impacto e retomar a produção o mais rápido possível.”

Este problema tem atrapalhado muito o desempenho de Chevrolet Onix e Onix Plus no mercado. O hatch, que era o carro mais vendido do Brasil, perdeu a posição no acumulado para a Fiat Strada e segue em queda. Em abril, o hatch despencou para a 7ª colocação e, na parcial de maio, aparece somente na 12ª posição, abaixo até do Renault Kwid.

A situação para o Chevrolet Onix Plus está um pouco melhor, mantendo a liderança de seu segmento ao somar 23.976 unidades emplacadas até abril, ficando na 12ª posição no ranking geral. Em maio, já recuou para a 16ª colocação, atrás do estreante Toyota Corolla Cross.

Para piorar, a GM terá que interromper também a produção em São Caetano do Sul (SP) por seis semanas, mesmo que tenha obtido um lote de semicondutores para lançar a linha 2022 de Chevrolet Tracker. No entanto, este caso tem um ponto positivo para a fabricante, permitindo que inicie a preparação do complexo para produzir uma inédita picape posicionada abaixo da S10 e prevista para o ano que vem.

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