Produzida no México, é esperada para o Brasil em 2022 para competir com a Fiat Toro

Avistada diversas vezes em testes e já sendo produzida em pré-série no México, a Ford Maverick pode estar bem próxima de ser apresentada oficialmente. De acordo com o site Ford Authority, citando fontes ligadas aos planos de produto da empresa, a estreia da picape rival da Fiat Toro estaria marcada para a 1ª quinzena de junho – ou seja, veremos o veículo em, no máximo, duas semanas.

Esta informação bate com o que o Automotive News publicou em março, de que a Ford Maverick iniciaria sua produção em linha já em junho, como fornecedores revelaram ao site. As vendas estão programadas para começar ainda no 3º trimestre nos Estados Unidos, primeiro mercado a recebe a picape inédita, posicionada abaixo da Ranger.

Galeria: Picape Ford Maverick - Novo flagra

A Maverick terá um papel bem importante para a Ford neste momento em que foca em SUVs, crossovers e picapes. Será posicionada como o veículo mais barato da empresa nos Estados Unidos e, supostamente, custará abaixo de US$ 20 mil (R$ 104.312), entrando na mesma faixa de preços que o EcoSport, hoje vendido por US$ 19.995 (R$ 104.285). Isso ainda faria com que custasse US$ 4 mil (R$ 20.862) a menos do que a Ranger.

As informações que circulam nos bastidores dizem que a Maverick terá uma versão básica com motor 2.0 aspirado que equipa o furgão Transit Connect, transmissão automática de 6 marchas e tração dianteira, usando até suspensão de eixo de torção e rodas de aço. Já as configurações acima adotariam os motores turbo 1.5 e 2.0 usados também pelo Bronco Sport, câmbio automático de 8 posições e até uma tração integral com o mesmo sistema do Bronco Sport. Há rumores também sobre uma opção híbrida.

O seu design não é exatamente um segredo. Vimos o formato geral primeiro em fotos da carroceria no pátio da fábrica, depois com uma imagem dela na linha de montagem, embora camuflada. E não faltou muito para que aparecesse nas ruas completamente limpa, gravando um vídeo. Suas linhas serão inspiradas na nova F-150, com faróis em forma de "C" e uma grade larga.

Embora a marca não diga nada oficialmente, os rumores iniciais sobre a Ford Maverick diziam que foi um produto feito pensado primeiro no Brasil e que até faria sua estreia primeiro por aqui. Com a mudança de posição da empresa e o interesse pela picape sub-Ranger no país, entendemos que a apresentação tenha mudado para os Estados Unidos, mas isso não significa que a Maverick saiu dos planos para o nosso mercado. Espera-se que desembarque por aqui no ano que vem, com o mesmo posicionamento de novo modelo de entrada da empresa.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com