Apesar da versão de 5 lugares e mais curta já ter sido apresentada na Europa, o Volkswagen Tiguan Allspace ainda não havia sido reestilizado. Isso mudará no dia 12 de maio, quando o SUV médio finalmente fará sua estreia mundial, iniciando a pré-venda em alguns países nas próximas semanas. Produzido em Puebla (México), o utilitário só deve chegar ao Brasil em 2022, mudando um pouco o posicionamento para não brigar com o inédito VW Taos.

Por faltar pouco para a estreia, a fabricante optou por não falar muito sobre o Volkswagen Tiguan Allspace. A marca diz que, além de renovar o visual externo e interno, o SUV médio alongado terá “novo sistema de controle e assistência garantindo ainda mais conveniência” e que o carro agora terá “uma linha ampla de serviços onlines e funções a bordo graças à multimídia MIB3”.

Se considerarmos os equipamentos do Tiguan europeu, a versão Allspace deve trazer sistema de som Harman/Kardon com dez alto-falantes e amplificador de 480 watts, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e controle de cruzeiro adaptativo.

Galeria: Volkswagen Tiguan 2022 (Europa)

Mesmo que a Volkswagen tenha mostrado somente uma foto de parte da traseira, o visual a ser adotado pelo Tiguan Allspace não será nenhum mistério, pois basta olhar para a versão encurtada de 5 lugares vendida na Europa. Recebeu uma grade redesenhada, lembrando mais o Touareg e o Atlas Cross Sport, e até um pouco do Taos. Os faróis agora são full-LED Matrix usando duas linhas em LED para a iluminação diurna. Já o para-choque tem desenhos diferentes dependendo da versão, com a variante esportiva R usando grandes passagens de ar, enquanto as demais lembram o Taos.

Na parte mecânica, o Tiguan mexicano deve seguir o Taos e adotar o motor 1.5 TSI de 160 cv e 25,4 kgfm ao invés do 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, para que não fique devendo em comparação ao SUV menor e mais barato. Já a versão mais cara deve seguir com o 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm. Na Europa, o utilitário ganhou uma variante híbrida plug-in 1.4 TSI de 245 cv e que faz até 62,5 km/litro.

Com a chegada do Taos prevista para os próximos meses, o Volkswagen Tiguan Allspace será reposicionado no Brasil. Espera-se que a versão de 5 lugares saia de linha definitivamente, apostando somente nas variantes de 7 lugares. Também não devemos ver o motor 1.5 TSI (ou o 1.4 TSI), utilizando o 2.0 TSI e, em um outro momento, o conjunto híbrido de 245 cv. Como o Tiguan acabou de passar por uma mudança na linha, perdendo as versões 1.4 TSI, a estreia do modelo renovado deve acontecer somente no ano que vem.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com