Anunciado no Brasil há poucos dias, o lançamento do reestilizado Jeep Compass 2022 trouxe novidades e mudanças de estilo para todas as versões. Na variante Trailhawk, em especial, as alterações implicaram na remoção de um importante item: os ganhos de amarração do para-choque dianteiro. Na prática, foi uma medida bastante inusitada tendo em vista a funcionalidade do acessório em situações off-road, justamente a proposta do modelo.

A Jeep, porém, explica: a remoção foi necessária por uma questão de segurança. Segundo a marca, os ganchos representariam perda de pontuação na classificação final do Compass Trailhawk dentro do novo protocolo do LatinNCAP e seriam considerados potencialmente perigosos para os pedestres em caso de colisão (causando lesões principalmente na região das pernas).

Galeria: Novo Jeep Compass 80 Anos 2022

Na variante vendida na Europa, os ganchos dianteiros do Compass Trailhawk também foram removidos. Curiosamente, apenas a versão vendida na China manteve os itens. Já o gancho presente no para-choque traseiro, este segue inalterado. Na reestilização, a configuração off-road seguiu as demais e ganhou dianteira remodelada, rodas inéditas, lanternas com nova disposição interna de elementos e interior completamente reformulado.

Em particular, o Trailhawk oferece novo adesivo de capô, rodas de 17” diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, e suspensão elevada off-road. Além disso, o seletor de modos de condução da tração 4x4 conta com o exclusivo modo “Rock”, para máxima capacidade no fora de estrada.

Jeep Compass Trailhawk 2016
Compass Trailhawk 2016, pré-facelift e com os ganchos no para-choque

Sob o capô, o motor 2.0 turbodiesel de 4 cilindros agora se chama T350 (referência aos 350 Nm de torque) e segue entregando 170 cv de potência e 35,7 kgfm de força. Também continua exclusivamente associado ao câmbio automático de 9 marchas. O Compass Trailhawk 2022 tem preço de R$ 216.990 no Brasil e R$ 224.304 no estado de São Paulo.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com