A Hyundai apresentou nesta segunda-feira (26) o seu novo sistema global de conectividade da marca, o Bluelink, aplicativo que se conecta ao veículo por meio de sistema e-sim IOT, lançado em parceria com a multinacional de telecomunicações Vivo Empresas, e que chega ao Brasil em pacote único e completo de serviços a partir dos novos modelos HB20 nas versões 2022, o modelo mais popular e acessível da marca no país.

O Bluelink fará sua estreia nos modelos 2022 da família HB20 compacto, e será item de série das suas versões Diamond, Sport, e oferecido como serviço adicional nos modelos Evolution 1.0 MT das configurações hatch e sedã, e da versão Evolution 1.6 AT do aventureiro HB20X. O serviço tem custo sugerido de R$ 1.400 para modelos não equipados como item de série, e o pacote inclui a assinatura mensal de R$ 29,90. A empresa está oferecendo os seis primeiros meses de uso gratuitos para os compradores.

Galeria: Hyundai Bluelink (Brasil)

Com a visão de "Progresso para a Humanidade" a montadora sul-coreana tem como intuito proporcionar mais conforto, segurança e conveniência aos condutores. Além de se conectar com seu motorista, o sistema Bluelink também conecta o carro aos veículos Hyundai ao seu redor, e aprimora a experiência do motorista.

Entre as suas funcionalidades, estão algumas características cruciais para a segurança do motorista e dos passageiros, como a notificação automática de colisão à Central SOS Bluelink em caso de acionamento dos airbags e a assistência 24 horas, que pode ser solicitada pelo botão de SOS no retrovisor do veículo. No caso de colisão grave, a central localiza o veículo após receber a notificação e um atendente chama uma ambulância ao local. 

“A tecnologia dos serviços de conectividade veicular do Hyundai Bluelink traz uma série de recursos para melhorar a experiência de condução e proporcionar maior tranquilidade para nossos clientes. Acreditamos fortemente que será amplamente aceito e reconhecido por seu grande valor agregado e praticidade de uso. O Bluelink vai promover a democratização dos serviços de conectividade ao ser lançado a partir do veículo mais acessível e popular da marca no Brasil, o nosso campeão de vendas HB20”, comenta Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul.

Galeria: Hyundai Bluelink (Brasil)

Além dos quesitos de segurança por colisão, o Bluelink também oferece rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado. Em caso de roubo, o proprietário pode entrar em contato telefônico com a Central SOS Bluelink, que poderá fornecer às autoridades policiais a localização exata do veículo e auxiliar na sua recuperação. A imobilização do motor pode ser acionada pela central, que faz com que o carro fique imóvel e impossibilitado de dar a partida novamente.

Outras funcionalidades do Bluelink como a conveniência, que inclui a partida remota do motor à distância, acionamento do ar condicionado, abertura e fechamento das janelas, alarme e travas de segurança, estão todos inclusos no app. A internet do veículo é fornecida em parceria com a VIVO, mas não fornece navegação Wi-Fi por questões de segurança do condutor.

O Bluelink é conectado à internet por meio de cartão SIM da Vivo, e será equipado como item de série a partir dos modelos 2022. O comprador do veículo pode fazer sua assinatura pelo próprio painel multimídia e baixar o App em seu smartphone. O assinante principal, que não precisa necessariamente ser o proprietário do veículo, pode conceder acesso a outros usuários do mesmo carro, assim como pode contratar mais de uma assinatura para veículos diferentes da Hyundai.

Neste primeiro momento, o Bluelink fará sua estreia somente na linha do Hyundai HB20 e HB20X. A marca promete que o sistema será levado para o restante da linha conforme forem mudando em seus ciclos naturais. Questionada sobre a possibilidade de aparecer no novo Creta, a fabricante desconversou sobre o SUV compacto, dizendo apenas que veremos novidades neste ano.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com