Após meses consecutivos de retração nas vendas de veículos novos, a Alemanha teve um mês de março de alívio. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, no mês passado foram comercializadas 292.349 unidades, quase 36% a mais do que há um ano, quando ocorria o período mais crítico da pandemia no Velho Continente.
Já em relação a março de 2019, a retração nos registros foi de 15,4%, de acordo com o Best Selling Cars Blog. O acumulado no 1º trimestre de 2021 foi de 656.452 unidades, 6,4% a menos do que em 2020 e 25,4% abaixo do registrado há 2 anos. Na disputa entre marcas, a líder Volkswagen (56.550) ampliou sua participação de mercado em 0,4 ponto percentual nos últimos 12 meses.
Na disputa pela 2ª posição, a Mercedes-Benz (27.520) recuperou a posição perdida para a Audi (22.235) – agora 4ª colocada – em fevereiro. Todas as marcas do top 20 registraram números positivos, com Ford (13.878) e Nissan (4.149) como únicas com avanços de apenas um dígito. Já a Opel (18.998) e a Hyundai (10.527), ambas no top 10, cresceram acima dos 75%.
POS. | MARCA | MAR.21 | % MERCADO 2021 | MAR.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW | 56.550 | 19,3% | 40.643 | 18,9% | 39,1% |
2º | MERCEDES-BENZ | 27.520 | 9,4% | 20.132 | 9,4% | 36,7% |
3º | BMW | 23.445 | 8,0% | 20.047 | 9,3% | 17,0% |
4º | AUDI | 22.235 | 7,6% | 18.904 | 8,8% | 17,6% |
5º | OPEL | 18.998 | 6,5% | 10.851 | 5,0% | 75,1% |
6º | SKODA | 16.865 | 5,8% | 12.113 | 5,6% | 39,2% |
7º | SEAT | 13.895 | 4,8% | 9.052 | 4,2% | 53,5% |
8º | FORD | 13.878 | 4,7% | 12.730 | 5,9% | 9,0% |
9º | HYUNDAI | 10.527 | 3,6% | 5.981 | 2,8% | 76,0% |
10º | RENAULT | 10.227 | 3,5% | 6.270 | 2,9% | 63,1% |
11º | FIAT | 10.130 | 3,5% | 6.801 | 3,2% | 48,9% |
12º | TOYOTA | 7.023 | 2,4% | 5.339 | 2,5% | 31,5% |
13º | KIA | 6.064 | 2,1% | 4.785 | 2,2% | 26,7% |
14º | MINI | 5.872 | 2,0% | 3.717 | 1,7% | 58,0% |
15º | PEUGEOT | 5.631 | 1,9% | 3.157 | 1,5% | 78,4% |
16º | CITROËN | 4.765 | 1,6% | 3.033 | 1,4% | 57,1% |
17º | MAZDA | 4.587 | 1,6% | 3.048 | 1,4% | 50,5% |
18º | VOLVO | 4.353 | 1,5% | 3.751 | 1,7% | 16,0% |
19º | NISSAN | 4.149 | 1,4% | 3.825 | 1,8% | 8,5% |
20º | TESLA | 3.703 | 1,3% | 2.263 | 1,1% | 63,6% |
... | ... | ... | ... | ... |
| ... |
| TOTAL | 292.349 | 100,0% | 215.119 | 100,0% | 35,9% |
| ACUMULADO | 656.452 | 100,0% | 701.362 | 100,0% | -6,4% |
A liderança geral entre os modelos permaneceu com o Golf (11.713), mas com apenas 4% de market share. Com versão reestilizada bem aceita no mercado, o Tiguan (8.447) diminuiu sua desvantagem e, com o T-Roc (6.388) em 3º, assegurou 3 modelos da VW no pódio pelo 3º mês consecutivo. O maior destaque de março, no entanto, veio da Fiat: com 6.122 unidades, a van Ducato voltou a figurar no top 10 graças à temporada de verão e o aumento na demanda por furgões no país.
Quem também se deu muito bem no mês passado foi o Mini (5.872), 5º colocado. Novamente presente no top 10 e impulsionado pela versão elétrica, o VW up! foi o preferido por 4.933 consumidores, alta de 170% frente a 2020. Nono, o BMW Série 3 (4.515) teve a evolução mais discreta entre os líderes. Apesar de vice-líder entre as montadoras, o melhor Mercedes da lista – Classe E (3.761) – foi apenas o 15º.
Ainda sem corresponder às expectativas comerciais, o VW ID.3 (2.260) foi apenas o 42º - para se ter uma comparação, o Tesla Model3 (3.699), 16º, vendeu cerca de 60% a mais. Quem teve um mês para esquecer foi o Focus: com apenas 2.003 unidades, o Ford perdeu quase 55% de suas vendas e caiu para uma modestíssima 49ª colocação.
POS. | MODELO | MAR.21 | % MERCADO 2021 | MAR.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW GOLF | 11.713 | 4,0% | 11.268 | 5,2% | 3,9% |
2º | VW TIGUAN | 8.447 | 2,9% | 4.507 | 2,1% | 87,4% |
3º | VW T-ROC | 6.388 | 2,2% | 3.757 | 1,7% | 70,0% |
4º | FIAT DUCATO | 6.122 | 2,1% | 3.827 | 1,8% | 60,0% |
5º | MINI | 5.872 | 2,0% | 3.717 | 1,7% | 58,0% |
6º | VW PASSAT | 5.587 | 1,9% | 4.433 | 2,1% | 26,0% |
7º | OPEL CORSA | 5.236 | 1,8% | 3.215 | 1,5% | 62,9% |
8º | SKODA OCTAVIA | 4.964 | 1,7% | 3.636 | 1,7% | 36,5% |
9º | VW UP | 4.933 | 1,7% | 1.826 | 0,8% | 170,2% |
10º | BMW SÉRIE 3 | 4.515 | 1,5% | 4.447 | 2,1% | 1,5% |
11º | AUDI A6 | 4.082 | 1,4% | 2.630 | 1,2% | 55,2% |
12º | AUDI A3 | 3.951 | 1,4% | 2.750 | 1,3% | 43,7% |
13º | VW T-CROSS | 3.899 | 1,3% | 2.330 | 1,1% | 67,3% |
14º | HYUNDAI KONA | 3.824 | 1,3% | 1.417 | 0,7% | 169,9% |
15º | MERCEDES CLASSE E | 3.761 | 1,3% | 2.569 | 1,2% | 46,4% |
16º | TESLA MODEL3 | 3.699 | 1,3% | 2.034 | 0,9% | 81,9% |
17º | MERCEDES CLASSE A | 3.686 | 1,3% | 3.143 | 1,5% | 17,3% |
18º | MERCEDES GLC | 3.548 | 1,2% | 2.352 | 1,1% | 50,9% |
19º | FIAT 500 | 3.527 | 1,2% | 2.077 | 1,0% | 69,8% |
20º | OPEL MOKKA | 3.478 | 1,2% | - | - | - |
21º | SEAT ATECA | 3.426 | 1,2% | 2.048 | 1,0% | 67,3% |
22º | VW TRANSPORTER | 3.323 | 1,1% | 2.451 | 1,1% | 35,6% |
23º | AUDI A4 | 3.174 | 1,1% | 3.072 | 1,4% | 3,3% |
24º | BMW X1 | 3.169 | 1,1% | 2.359 | 1,1% | 34,3% |
25º | VW POLO | 3.097 | 1,1% | 3.229 | 1,5% | -4,1% |
26º | OPEL ASTRA | 3.003 | 1,0% | 2.807 | 1,3% | 7,0% |
27º | SEAT LEON | 2.929 | 1,0% | 2.661 | 1,2% | 10,1% |
28º | BMW SÉRIE 5 | 2.926 | 1,0% | 2.032 | 0,9% | 44,0% |
29º | BMW SÉRIE 1 | 2.864 | 1,0% | 2.742 | 1,3% | 4,4% |
30º | MERCEDES CLASSE C | 2.835 | 1,0% | 3.065 | 1,4% | -7,5% |
31º | FORD KUGA | 2.790 | 1,0% | 646 | 0,3% | 331,9% |
32º | MERCEDES GLA | 2.599 | 0,9% | 262 | 0,1% | 892,0% |
33º | SKODA KAROQ | 2.552 | 0,9% | 2.002 | 0,9% | 27,5% |
34º | RENAULT CAPTUR | 2.501 | 0,9% | 1.195 | 0,6% | 109,3% |
35º | OPEL GRANDLAND X | 2.499 | 0,9% | 1.345 | 0,6% | 85,8% |
36º | AUDI Q3 | 2.422 | 0,8% | 2.306 | 1,1% | 5,0% |
37º | FORD PUMA | 2.392 | 0,8% | 997 | 0,5% | 139,9% |
38º | NISSAN QASHQAI | 2.371 | 0,8% | 1.916 | 0,9% | 23,7% |
39º | SKODA KAMIQ | 2.367 | 0,8% | 1.290 | 0,6% | 83,5% |
40º | KIA CEED | 2.334 | 0,8% | 2.202 | 1,0% | 6,0% |
41º | MERCEDES CLASSE V | 2.332 | 0,8% | 1.412 | 0,7% | 65,2% |
42º | VW ID.3 | 2.260 | 0,8% | 0 | 0,0% | - |
43º | MERCEDES CLA | 2.221 | 0,8% | 1.770 | 0,8% | 25,5% |
44º | VW CADDY | 2.196 | 0,8% | 2.575 | 1,2% | -14,7% |
45º | FORD TRANSIT | 2.109 | 0,7% | 1.695 | 0,8% | 24,4% |
46º | HYUNDAI I30 | 2.044 | 0,7% | 1.138 | 0,5% | 79,6% |
47º | OPEL CROSSLAND X | 2.042 | 0,7% | 1.072 | 0,5% | 90,5% |
48º | TOYOTA YARIS | 2.027 | 0,7% | 1.365 | 0,6% | 48,5% |
49º | FORD FOCUS | 2.003 | 0,7% | 4.406 | 2,0% | -54,5% |
50º | SEAT ARONA | 1.995 | 0,7% | 1.529 | 0,7% | 30,5% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog