Começando a reagir graças a estímulos governamentais, à ampliação do número de vacinados e retomada de várias atividades econômicas, o mercado de veículos novos nos EUA encerrou o 1º trimestre com quase 4 milhões de unidades comercializadas, uma alta de 12% frente ao mesmo período de 2020. A expectativa é de pouco mais de 18 milhões de unidades até o fim de 2021.
As picapes mantiveram o tradicional domínio e ocuparam as 3 primeiras colocações no ranking. A vantagem da Ford F-Series sobre a Ram Pickup chegou a quase 55 mil unidades, enquanto a Chevrolet Silverado foi o único modelo entre os 10 mais vendidos a registrar queda. Destaque para o Toyota RAV4, que ao somar 114.255 unidades no período, foi primeiro "veículo leve" a aparecer no raking.
O Honda CR-V, 5º do ranking, também registrou crescimento importante em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, nenhum deles avançou tanto quanto o Nissan Rogue, ao apurar crescimento superior a 45%. Na eterna disputa entre Corolla e Civic, o Toyota (72.520) levou a melhor sobre o Civic (55.903) por boa margem. Com 63.218 unidades, o Chevrolet Equinox perdeu fôlego (-14%). Próximo lançamento da Ford no Brasil, o Bronco Sport (23.356) estreou em 45º.
Ranking geral dos carros mais vendidos nos Estados Unidos - 1º trimestre
POS. | MODELO | 1º TRIM. 2021 | % MERCADO 2021 | 1º TRIM. 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 |
1º | FORD F-SERIES | 203.797 | 5,1% | 186.561 | 5,3% | 9,2% |
2º | RAM PICK-UP | 148.837 | 3,8% | 128.806 | 3,6% | 15,6% |
3º | CHEVROLET SILVERADO | 126.591 | 3,2% | 143.698 | 4,1% | -11,9% |
4º | TOYOTA RAV4 | 114.255 | 2,9% | 97.631 | 2,8% | 17,0% |
5º | HONDA CR-V | 93.766 | 2,4% | 71.186 | 2,0% | 31,7% |
6º | NISSAN ROGUE | 86.719 | 2,2% | 59.717 | 1,7% | 45,2% |
7º | TOYOTA CAMRY | 78.151 | 2,0% | 77.188 | 2,2% | 1,2% |
8º | TOYOTA COROLLA | 72.520 | 1,8% | 69.214 | 2,0% | 4,8% |
9º | TOYOTA TACOMA | 66.449 | 1,7% | 53.636 | 1,5% | 23,9% |
10º | FORD EXPLORER | 65.244 | 1,6% | 56.309 | 1,6% | 15,9% |
11º | TOYOTA HIGHLANDER | 63.831 | 1,6% | 47.890 | 1,4% | 33,3% |
12º | CHEVROLET EQUINOX | 63.218 | 1,6% | 73.453 | 2,1% | -13,9% |
13º | GMC SIERRA | 62.917 | 1,6% | 53.008 | 1,5% | 18,7% |
14º | HONDA CIVIC | 55.903 | 1,4% | 63.944 | 1,8% | -12,6% |
15º | JEEP GRAND CHEROKEE | 55.198 | 1,4% | 50.083 | 1,4% | 10,2% |
16º | JEEP WRANGLER | 49.647 | 1,3% | 39.667 | 1,1% | 25,2% |
17º | SUBARU FORESTER | 47.694 | 1,2% | 39.080 | 1,1% | 22,0% |
18º | HONDA ACCORD | 46.591 | 1,2% | 47.125 | 1,3% | -1,1% |
19º | SUBARU OUTBACK | 41.503 | 1,0% | 32.615 | 0,9% | 27,3% |
20º | FORD ESCAPE | 40.990 | 1,0% | 48.116 | 1,4% | -14,8% |
21º | CHEVROLET TRAVERSE | 38.037 | 1,0% | 30.095 | 0,9% | 26,4% |
22º | JEEP CHEROKEE | 37.923 | 1,0% | 33.675 | 1,0% | 12,6% |
23º | TOYOTA 4RUNNER | 37.263 | 0,9% | 28.072 | 0,8% | 32,7% |
24º | NISSAN SENTRA | 37.238 | 0,9% | 23.879 | 0,7% | 55,9% |
25º | MAZDA CX-5 | 36.242 | 0,9% | 35.211 | 1,0% | 2,9% |
26º | SUBARU CROSSTREK | 35.187 | 0,9% | 21.516 | 0,6% | 63,5% |
27º | CHRYSLER PACIFICA | 34.342 | 0,9% | 24.526 | 0,7% | 40,0% |
28º | TESLA MODELY | 33.628 | 0,8% | 0 | 0,0% | - |
29º | HYUNDAI TUCSON | 33.147 | 0,8% | 23.735 | 0,7% | 39,7% |
30º | NISSAN ALTIMA | 32.016 | 0,8% | 47.346 | 1,3% | -32,4% |
31º | HONDA PILOT | 31.451 | 0,8% | 23.898 | 0,7% | 31,6% |
32º | HYUNDAI SANTA FE | 28.570 | 0,7% | 20.658 | 0,6% | 38,3% |
33º | LEXUS RX | 27.941 | 0,7% | 20.847 | 0,6% | 34,0% |
34º | FORD TRANSIT | 27.451 | 0,7% | 36.836 | 1,0% | -25,5% |
35º | VW TIGUAN | 27.265 | 0,7% | 31.991 | 0,9% | -14,8% |
36º | CHEVROLET MALIBU | 26.987 | 0,7% | 35.284 | 1,0% | -23,5% |
37º | TOYOTA SIENNA | 26.578 | 0,7% | 11.876 | 0,3% | 123,8% |
38º | HONDA HR-V | 26.175 | 0,7% | 19.414 | 0,5% | 34,8% |
39º | HYUNDAI ELANTRA | 26.093 | 0,7% | 25.745 | 0,7% | 1,4% |
40º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 25.024 | 0,6% | 3 | 0,0% | - |
41º | KIA FORTE | 24.850 | 0,6% | 22.359 | 0,6% | 11,1% |
42º | NISSAN KICKS | 24.422 | 0,6% | 13.969 | 0,4% | 74,8% |
43º | FORD RANGER | 24.166 | 0,6% | 20.980 | 0,6% | 15,2% |
44º | CHEVROLET COLORADO | 24.083 | 0,6% | 21.429 | 0,6% | 12,4% |
45º | FORD BRONCO SPORT | 23.356 | 0,6% | 0 | 0,0% | - |
46º | TESLA MODEL3 | 23.110 | 0,6% | 44.500 | 1,3% | -48,1% |
47º | CHEVROLET TAHOE | 23.038 | 0,6% | 20.403 | 0,6% | 12,9% |
48º | VW JETTA | 22.714 | 0,6% | 29.560 | 0,8% | -23,2% |
49º | KIA SPORTAGE | 22.417 | 0,6% | 20.057 | 0,6% | 11,8% |
50º | NISSAN VERSA | 22.394 | 0,6% | 12.176 | 0,3% | 83,9% |
A disputa entre as montadoras ganhou um novo tempero com mudança de líder. Com alta de quase 18%, a Toyota assumiu a posição de honra com quase 25 mil unidades de vantagem sobre a Ford. Na 7ª posição, a Hyundai foi quem mais cresceu. Já a VW e a Dodge foram as únicas a recuarem no top 20.
Ranking geral de marcas mais vendidas nos Estados Unidos - 1º trimestre
POS. | MARCA | 1º TRIM. 2021 | % MERCADO 2021 | 1º TRIM. 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 |
1º | TOYOTA | 517.017 | 13,0% | 439.402 | 12,4% | 17,7% |
2º | FORD | 492.271 | 12,4% | 489.051 | 13,8% | 0,7% |
3º | CHEVROLET | 463.913 | 11,7% | 429.529 | 12,1% | 8,0% |
4º | HONDA | 309.203 | 7,8% | 270.253 | 7,6% | 14,4% |
5º | NISSAN | 266.481 | 6,7% | 232.048 | 6,6% | 14,8% |
6º | JEEP | 197.544 | 5,0% | 182.667 | 5,2% | 8,1% |
7º | HYUNDAI | 182.604 | 4,6% | 130.875 | 3,7% | 39,5% |
8º | RAM | 162.921 | 4,1% | 140.486 | 4,0% | 16,0% |
9º | SUBARU | 160.426 | 4,0% | 130.591 | 3,7% | 22,8% |
10º | KIA | 153.637 | 3,9% | 137.945 | 3,9% | 11,4% |
11º | GMC | 149.500 | 3,8% | 118.718 | 3,4% | 25,9% |
12º | MERCEDES-BENZ | 90.032 | 2,3% | 75.265 | 2,1% | 19,6% |
13º | VOLKSWAGEN | 88.186 | 2,2% | 107.115 | 3,0% | -17,7% |
14º | MAZDA | 78.794 | 2,0% | 67.670 | 1,9% | 16,4% |
15º | LEXUS | 74.253 | 1,9% | 56.345 | 1,6% | 31,8% |
16º | BMW | 71.480 | 1,8% | 62.152 | 1,8% | 15,0% |
17º | TESLA | 66.000 | 1,7% | 52.800 | 1,5% | 25,0% |
18º | DODGE | 63.991 | 1,6% | 88.656 | 2,5% | -27,8% |
19º | AUDI | 54.568 | 1,4% | 41.371 | 1,2% | 31,9% |
20º | BUICK | 45.754 | 1,2% | 33.870 | 1,0% | 35,1% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 3.966.620 | 100,0% | 3.536.981 | 100,0% | 12,1% |
Fontes: Best Selling Cars Blog / Good Car Bad Car
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook