Agora é oficial! O Volkswagen Polo 2022 será apresentado no dia 22 de abril e já ganha seu primeiro teaser. A versão renovada do hatchback compacto adianta uma das mudanças de seu design, mostrando que terá faróis de LED e uma linha iluminada passando por toda a grade. Ainda deve contar com elementos vindos do Golf, como o novo formato das lanternas. Apesar da apresentação acontecer agora, a chegada ao Brasil é esperada para o começo de 2022.

Como a revelação do Volkswagen Polo 2022 acontecerá na próxima quinta-feira, a marca não quis dar muitos detalhes. No comunicado enviado à imprensa, a fabricante fala do desenho revelado “mostrando as novas linhas de luz e os faróis de LED na grade frontal dando uma impressão inicial de seu design otimizado.” A missão da Volkswagen é criar um design atemporal e chique, mesmo que esteja em um segmento mais ligado à custo-benefício. 

Galeria: Volkswagen Polo 2022 - Flagra

Além da linha na parte inferior da grade, no mesmo estilo que vimos no Taos (SUV médio que será lançado no Brasil até maio), outro ponto que chama a atenção é a segunda linha na parte de baixo dos faróis, acompanhando a superior, mas que não segue até a grade. Como dito pela marca, os faróis agora serão de LED, ao menos nas versões mais caras.

A Volkswagen também fala que revisou a estrutura da oferta do carro, além de seu design. “Novas tecnologias estão surgindo, os instrumentos estão se tornando mais digitais e, graças a uma maior rede, os passageiros estarão ‘sempre ligados’ – para que a história de sucesso deste veículo possa continuar.” Isso indica que o Polo renovado deve adotar um sistema de conexão 4G Wi-Fi nativo, para que a central multimídia esteja sempre atualizada e recebendo informações em tempo real. O Golf já estreou um sistema deste tipo, que está sendo levado para outros carros da marca.

Os últimos flagras do Polo em testes na Europa mostram que o hatch irá buscar inspiração no novo Golf. O para-choque foi redesenhado, com entradas de ar maiores e outro formato. Usando adesivos para esconder suas linhas verdadeiras, a traseira do compacto contará com lanternas adotando uma parte espichada na tampa do porta-malas da mesma forma que no Golf, porém sem reduzir o tamanho da peça.

Novo VW Polo 2022 - Projeção

Ainda não há qualquer informação sobre a parte mecânica. Espera-se que mantenha os atuais 1.0 aspirado de 80 cv, 1.0 TSI (nas versões de 95 cv e 110 cv) e o 1.5 TSI  de 150 cv). Por conta das necessidades para reduzir os índices de emissões de poluentes, é possível que o hatch adote ao menos o sistema híbrido-leve para os motores turbo, já que o carro não foi desenvolvido para conseguir receber uma eletrificação mais complexa.

Caso a fabricante corra, o Volkswagen Polo 2022 até poderia estrear no Brasil ainda neste ano. No entanto, as apostas estão mais próximas de um lançamento apenas no início do ano que vem. O esperado é que até seja mostrado esse ano com uma pré-venda, mas as entregas e chegada às concessionárias ficariam somente para 2022. Enquanto isso, a marca prepara o lançamento do Polo Track, versão com o visual atual que será o novo modelo de entrada da empresa.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com