Após meses seguidos de flagras e especulações, o novo SUV de entrada da Citroën para o Brasil parece finalmente próximo de ser revelado. De acordo com a imprensa francesa, a estreia acontecerá no próximo dia 20 de maio em apresentação que terá alcance global. As vendas, no entanto, só serão iniciadas no segundo semestre - tanto aqui quanto nas outras regiões onde o modelo será vendido, como na Índia.

No mercado brasileiro, o novo SUV será posicionado abaixo do C4 Cactus e terá a missão de suceder de um só vez os modelos C3 e Aircross, que acabaram de sair de linha. Visualmente, a inspiração para partirá de SUVs maiores vendidos na Europa, em especial o novo C4 2021. A dianteira terá faróis em formato de Y com LEDs integrados, como os lançamentos mais recentes da marca, e a carroceria no geral terá teto alto e colunas retas.

Galeria: Novo SUV da Citroën - Flagra

O porte compacto deverá posicioná-lo como SUV de acesso, a exemplo de rivais como Volkswagen Nivus, Honda WR-V e os futuros Nissan Magnite e Fiat Progetto 363 (SUV do Argo). A plataforma adotada será a conhecida arquitetura CMP do grupo Stellantis, de caráter modular e desenvolvida especialmente para veículos de porte compacto (como o Peugeot 208, por exemplo).

A fábrica de Porto Real (RJ) vem sendo preparada desde 2019 para receber a nova base e concentrará a produção do SUV para o Brasil e mercados vizinhos. A planta já produz o C4 Cactus, que usa outra plataforma, a PF1, mas o compartilhamento de peças com novo modelo será praticamente inevitável. Componentes como retrovisores e volante, por exemplo, serão os mesmos.

Sob o capô, tudo indica que marcará presença o conhecido motor 1.6 aspirado da marca, associado aos câmbios manual de 5 marchas ou automático de 6. O 1.0 turbo 3 cilindros da Stellantis também é especulado, mas as chances por enquanto são remotas.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com