Próxima geração da picape média está prevista para 2024 e ganhará uma versão esportiva GR Hilux

A Toyota Hilux mal foi renovada no Brasil e já aparecem cada vez mais rumores sobre a próxima geração da picape média, prevista para 2024. As últimas informações, reveladas pelo site australiano Motoring, adiantam que a fabricante irá criar uma versão esportiva GR que utilizará um novo motor V6 turbodiesel de aproximadamente 310 cv e 70 kgfm, o suficiente para que torne-se a mais potente da categoria.

De acordo com o Motoring, o plano da Toyota é aproveitar o novo 3.3 V6 turbodiesel que fará sua estreia em agosto na nova geração do utilitário LandCruiser 300. A próxima Toyota Hilux já estaria sendo planejada com este propulsor em mente, já que o modelo atual não é compatível com o V6. A ideia é criar a esperada GR Hilux, variante esportiva de verdade, com mais mudanças mecânicas, ao invés de contar somente com um visual diferente como é o caso da GR Sport.

Os rumores apontam que este novo V6 entregará uma potência por volta de 310 cv, enquanto o torque ficará na casa dos 70 kgfm. São números bons o suficiente para ficar à frente da próxima Ford Ranger Raptor, que deve adotar o 3.0 V6 diesel de 250 cv e 61 kgfm da F-150 quando mudar de geração - ainda terá uma variante a gasolina com mais de 400 cv. Também irá superar a picape média mais potente do mercado, a Volkswagen Amarok V6 de 258 cv e 59,1 kgfm.

Galeria: Toyota Hilux 2021 (Brasil)

O Motoring ainda diz que existe a possibilidade de que o novo V6 seja oferecido em duas versões, com monoturbo e biturbo, permitindo que o V6 com apenas uma turbina seja usado na variante mais cara não-esportiva da nova Hilux. Obviamente, ainda contará com um propulsor turbodiesel de quatro cilindros para o restante da linha.

A criação da GR Hilux terá um papel importante dentro da estratégia da Gazoo Racing, divisão da Toyota responsável pelos modelos esportivos. A Hilux venceu o Dakar Rally em 2019 e a fabricante quer aproveitar o que aprendeu com a competição para criar um veículo que lembre a picape usada no automobilismo, ajudando a mudar sua reputação de ser uma marca voltada somente para conforto e confiabilidade.

Além de ganhar uma versão esportiva, a Toyota Hilux 2024 receberá uma versão híbrida. A fabricante já comentou diversas vezes que todos os seus veículos passarão a oferecer uma opção eletrificada a partir de 2025 e chegou-se até a falar sobre a produção da picape híbrida na Argentina. Porém, não espere de pé pela nova Hilux, pois a previsão de lançamento é somente para 2024 no mercado global.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com