A Kia tem buscado dar uma pegada mais ousada ao design do Sportage há pelo menos duas gerações e com o modelo 2022, previsto para breve, a estratégia não será diferente. Projeções elaboradas com base em flagras recentes confirmam o perfil esteticamente mais descolado e apontam que a dianteira receberá atenção especial nesse sentido. 

No geral, a frente será marcada pelo formato pontiagudo dos faróis e pela integração ao desenho da grade, que mesclará grelha tipo colmeia e elementos da filosofia "nariz de tigre". Por sua vez, as luzes diurnas de LED terão formato de bumerangue, enquanto o para-choque terá ampla entrada de ar na parte inferior. O resultado, dependendo do mercado, poderá dividir opiniões.

Galeria: Novo Kia Sportage 2022 - Projeções

Já a traseira, revelada recentemente em flagra, terá lanternas interligadas por uma faixa vermelha e, ao mesmo tempo, divididas pela tampa do porta-malas. Ambas serão iluminadas por LEDs com efeito visual diferenciado. Será destaque ainda o novo logotipo da marca cravado no centro da tampa do bagageiro e, logo abaixo, o suporte para placa de identificação.

Internamente, o projeto do Sportage 2022 atende pelo codinome “NQ5” e contempla pelo menos duas variantes diferentes - uma com entre-eixos tradicional semelhante ao modelo de hoje e outra alongada destinada a mercados específicos, como a China. A plataforma será a mesma do Hyundai Tucson 2021, que também procurou adotar linhas mais ousadas nesta nova geração.

Mecanicamente, os motores 1.6 T-GDI de até 180 cv e 1.6 turbodiesel 136 cv serão compartilhados com o modelo da Hyundai. Haverá ainda variantes eletrificadas, tanto híbrida-leve de 48 volts quanto híbrida PHEV (plug-in). Neste último caso, o conjunto será formado pelo motor 1.6 turbo associado ao motor elétrico de 60 cv (44,2 kW), além de um bateria de íon-lítio de 1,49 kWh. A potência combinada será de 230 cv e o torque de 35,7 kgfm.

O lançamento é aguardado para junho, embora há quem aposte que poderá acontecer ainda neste mês de abril. A chegada ao Brasil deve acontecer em 2022.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com