Em janeiro de 2015, a Hyundai mostrou um conceito de uma picape chamada Santa Cruz, com a intenção de desenvolver o modelo para a América do Norte. Pouco mais de seis anos depois, o modelo de produção está a algumas semanas de sua grande estreia. Por enquanto, temos apenas algumas imagens reveladoras de um teaser.

Com estreia marcada para o dia 15 de abril, a 1ª picape da Hyundai parece estar fortemente relacionada à versão mais recente da Tucson em termos de design, pelo menos no que diz respeito ao painel frontal e às portas dianteiras. O conceito original da Hyundai Santa Cruz já usava um desenho baseado no Tucson da geração anterior.

Galeria: Hyundai Santa Cruz 2022 - fotos teaser

Assim como no SUV médio, alguns dos módulos de luz fazem parte da grade intrincada, fazendo a Santa Cruz se destacar. Não que a Hyundai tenha muitos concorrentes para se preocupar no momento, mas a futura Ford Maverick pode vir como uma forte rival, considerando a herança de picapes da montadora americana, algo que a marca sul-coreana certamente ainda carece.

A Hyundai não aprofundou as especificações técnicas por enquanto, mas promete "quebrar os segmentos de SUVs e picapes, criando uma categoria de veículos inteiramente nova". Esta é certamente uma afirmação ousada, e parcialmente sustentada, por enquanto, conforme mostra o design elaborado na produção. A Santa Cruz 2022 também será construída nos Estados Unidos, especificamente na fábrica da empresa no Alabama, onde está a linha de montagem do Tucson.

Além do design robusto, "opções de motorizações potentes e eficientes" estão sendo prometidas, junto à configuração essencial de tração nas quatro rodas, ponto importante que os clientes esperam de uma picape. Resta ver o quão intimamente a Santa Cruz é relacionada à Tucson, mas certamente será uma picape monobloco na mesma linha do Maverick e da Honda Ridgeline, embora este último seja provavelmente maior do que o protótipo da Hyundai.

O teaser confirma que a picape será oferecida em uma configuração prática de cabine dupla, enquanto o conceito homônimo tinha portas "suicidas" com dobradiças traseiras mais curtas, porém mais adequadas para um protótipo. A caçamba parece ser pequena, como era de se esperar dada a dimensão compacta da Hyundai Santa Cruz, então definitivamente não deve ser classificado como um veículo pesado. A marca já comentou que seria um modelo de lifestyle, enquanto pensa em fazer uma picape para trabalho com carroceria sobre chassi.

A picape da Hyundai certamente demorou muito para chegar, e sua estreia iminente mostra o quanto a marca evoluiu nas últimas décadas. O fato de ser confiante o suficiente para entrar no segmento de picapes em um mercado norte-americano que demanda muito deste modelo de veículos diz muito sobre como a percepção da marca mudou drasticamente para melhor desde os anos 1990.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com