Revelado em fevereiro, o novo Porsche 911 GT3 2022 já ganha data para chegar ao Brasil. A marca alemã inicia a pré-venda do veículo em suas concessionárias de todo o país, marcando as entregas para o 2º semestre. Mas pode ir preparando o bolso, pois a versão definitiva do esportivo na geração 992 custará a partir de R$ 1.099.000.

O Porsche 911 GT3 2022 é a versão de rua do cupê esportivo, mudando somente algumas coisas para que possa ser usado fora das pistas de corrida. Conta com um motor 4.0 boxer de seis cilindros, entregando 510 cv e 47,9 kgfm de torque, o que são 10 cv e 1 kgfm mais do que o GT3 R. Utiliza a mesma transmissão PDK de 7 marchas (ao invés da caixa de 8 marchas do 911 normal), que é a que está disponível no Brasil. Ainda tem uma opção manual de 6 marchas para outros mercados.

Galeria: Porsche 911 GT3 2021

Este conjunto faz com que se comporte exatamente com um carro de corrida. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e tem uma velocidade máxima de 318 km/h. A prova do quão rápido o novo GT3 é está no tempo de volta de 6:59,9 em Nürburgring Nordschleife, 17,5 segundos mais rápido do que a geração anterior e que fez com que se tornasse o recordista entre os carros da marca.

Claro, seu desempenho vai muito além de ter um motor potente. Recebeu uma suspensão Double Wishbone ao invés da independente McPherson na dianteira, melhorando as respostas e estabilidade nas curvas, enquanto a traseira tem um braço inferior com conexões uniball. Até os amortecedores são novas, para dar ainda mais estabilidade a todo o veículo. É possível ajustar a cambagem e rigidez das barras estabilizadoras, e o diferencial traseiro blocante trabalha com três modos, alterando o quanto ele bloqueia a transferência de acordo com o modo escolhido.

Porsche 911 GT3 2021
Porsche 911 GT3 2021

Conta também com um sistema de esterçamento para as rodas traseiras. Em velocidades até 50 km/h, ao virar o volante, as rodas traseiras movem no sentido contrário, diminuindo o espaço necessário para manobras. Acima de 80 km/h, as rodas traseiras passam a esterçar na mesma direção que as dianteiras, reduzindo o subesterço, permitindo que o 911 GT3 faça curvas mais rapidamente.

Ainda que a Porsche tenha reduzido muito o peso do GT3, fazendo com que tenha 1.435 kg, o esportivo ainda vem bem equipado, com itens como bancos esportivos com ajuste elétrico; central multimídia; painel de instrumentos com duas telas de 7” que mostra funções como cronômetro, temperatura dos pneus e mais; ar-condicionado; entre outros. Tem alguns opcionais, como bancos concha em fibra de carbono e o pacote Clubsport, que adiciona extintor de incêndio de competição, gaiola de proteção e cinto de segurança de 6 pontos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com